Devassa nas contas de Flávio tem potencial ‘avassalador’, avaliam políticos e magistrados


Painel
O homem em seu labirinto A abrangência da quebra dos sigilos fiscal e bancário do senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ) chamou a atenção de políticos e magistrados que observam, de longe, o desenrolar das investigações no Rio. Integrantes de órgãos de controle chamaram de “avassaladora” a devassa de mais de dez anos nas contas do filho do presidente, de sua mulher e de mais de 80 ex-funcionários, entre eles Fabrício Queiroz. A amplitude do material indica apuração de vida muito longa —e várias ramificações.
Cartomante A quebra dos sigilos de Flávio, revelada pelo jornal O Globo, foi rapidamente associada por políticos ao “tsunami” anunciado por Jair Bolsonaro na semana passada. Integrantes de partidos de centro e centro-direita disseram que pai e filho, se antecipando à ofensiva, deram indícios de que houve vazamento.
Saiu barato Havia expectativa entre integrantes do Ministério Público do Rio que não atuam no caso de uma ação ainda mais incisiva sobre Fabrício Queiroz, como um pedido de prisão. Em local incerto desde o início do ano, Queiroz é apontado como a ponte entre o gabinete de Flávio e familiares de milicianos.
Explique-se A CVM foi acionada e abriu, na sexta (10), inquérito administrativo para investigar a suspensão do comercial do Banco do Brasil que foi tirado do ar a pedido de Bolsonaro. Vai apurar se os minoritários tiveram prejuízo com a derrubada da propaganda, avaliada em R$ 17 milhões.
Fique onde está Um cenário em que Robson Andrade seja afastado em definitivo do comando da CNI entrou no radar de líderes da entidade. Ele foi obrigado pela Justiça a se ausentar do órgão por 90 dias, após ser alvo de operação da PF. O prazo expira na semana que vem e sua volta é incerta.
Fique onde está 2 Há chances de uma decisão judicial renovar a ordem para que Andrade mantenha distância da CNI e, nesse caso, o interino Paulo Afonso deve ser confirmado no cargo. Sua missão seria cessar a guerra com o ministro Paulo Guedes (Economia), que criticou a gestão de recursos na entidade.
Passa mais tarde Líderes de partidos de centro apostam que não haverá quorum na Câmara para debater as medidas provisórias do governo.
Pela culatra Marco Aurelio Mello, ministro do STF, fez crítica contundente ao anúncio prematuro de Jair Bolsonaro de que indicaráSergio Moro (Justiça) para uma vaga na corte. Com o gesto, disse que honraria compromisso que fez com o ex-juiz.
Pela culatra 2 “É ruim para o candidato [Moro], para a Presidência da República, e para a instituição Supremo, porque parece que os cargos que lá existem são destinados a um troca-troca”, disse.
Álibi Em jantar no domingo (12), em Curitiba, Moro disse a magistrados que foi pego de surpresa pela fala de Bolsonaro. Apesar de não ter demonstrado chateação com o presidente, fez questão de dizer aos colegas que não havia condicionado a ida ao Ministério da Justiça à vaga no STF, o que repetiu nesta segunda (13).
Caça-talentos  O senador Major Olímpio (PSL-SP), que aproximou José Luiz Datena do PSL, atua para convencer o apresentador Otávio Mesquita a concorrer por sua sigla à Prefeitura de Guarulhos.
Visitas à Folha Damares Alves, ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, visitou a Folha nesta segunda (13), onde foi recebida em almoço, a convite do jornal. Estava acompanhada de Ângela Gandra Martins, secretária nacional da Família, André Salles, consultor da Secretaria Nacional da Juventude, e Flávio Gusmão, chefe da assessoria de imprensa.
Liel Miranda, presidente da Souza Cruz, visitou a Folha nesta segunda (13). Estava acompanhado de Rinaldo Zangirolami, vice-presidente Jurídico e de Relações Institucionais, Regina Maia, chefe de comunicação corporativa, Marcelo Diego e Daniela Fernandes, diretores da FSB Comunicação.

TIROTEIO
Flávio e o pai não são vítimas. O MP age corretamente ao investigar suspeita de relação com milícia e transações inexplicáveis
Da deputada Talíria Petrone (PSOL-RJ), sobre as críticas do senador e do presidente à atuação do Ministério Público do Rio de Janeiro

Uol

Postar um comentário

0 Comentários