Encontro discute economia criativa e promove troca de experiências entre Campina Grande e Lisboa



Intermediada pelo Sebrae Paraíba, reunião foi realizada nesta sexta-feira (29), na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico

Segmento que segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU) já é responsável por 10% do PIB Mundial, a economia criativa foi tema de um encontro promovido nesta sexta-feira (29), em Campina Grande, que reuniu representantes do Sebrae Paraíba, da Prefeitura de Campina Grande e do empresariado local para conhecer as experiências exitosas de Lisboa nessa área e trocar informações sobre o tema.  
Realizado na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, o encontro contou com a participação do diretor executivo do Mouraria Creative Hub de Portugal, Bernardo Gaieiras, que na última quinta-feira apresentou as estratégias da Câmara Municipal de Lisboa no apoio à criatividade na cidade, em painel do Seminário Internacional de Economia Criativa, em João Pessoa.
Durante o encontro, intermediado pelo Sebrae Paraíba, que também foi um dos promotores do Seminário, Bernardo apresentou aos participantes, dentre eles o prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, um resumo sobre o trabalho que vem sendo realizado em Lisboa voltado a economia criativa.
Na oportunidade, Bernardo também conheceu as iniciativas que Campina Grande vem desenvolvendo nessa área, especialmente aquelas direcionadas ao turismo, com foco n’O Maior São João do Mundo e no Carnaval da Paz.
Além da troca de experiências e informações, o encontro também iniciou discussões que poderão resultar em futuras parcerias e, ainda, a possibilidade de realização de uma missão técnica, com representantes do poder público e empresários de Campina Grande, para conhecer o trabalho realizado em Lisboa.
De acordo com o empresário e membro do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae Paraíba, Alexandre Moura, o encontro foi uma ótima oportunidade para a troca de experiências, que vai possibilitar a Campina Grande a descoberta de novas possibilidades dentro da economia criativa, uma vez que Lisboa é considerada uma referência mundial no assunto.
“A visão do Sebrae é que em um estado como a Paraíba, que tem um forte componente cultural, nós precisamos somá-lo com outras áreas que possam reforçar essa vocação para que, juntamente com as universidades, nós possamos gerar riqueza com isso. Essa é a amplitude que nós temos procurado dar e a que vamos buscar trabalhar em Campina Grande, com apoio do Sebrae”, afirmou.
Também participaram do encontro desta sexta-feira a secretária de Desenvolvimento Econômico de Campina Grande, Rosália Lucas; a analista técnica do Sebrae, Rosa Maria Correia; o presidente do Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação de Campina Grande e Interior da Paraíba (SindCampina), Divaildo Júnior, que representou o trade turístico da cidade; além de outros profissionais que integram a gestão municipal.

Postar um comentário

0 Comentários