Tovar quer criação de frente para debater Biocombustíveis e Energias Renováveis



O deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB) apresentou requerimento para a criação da Frente Parlamentar em Defesa das Práticas Sustentáveis, Biocombustíveis e Energias Renováveis na Assembleia Legislativa da Paraíba. “É preciso incentivar as práticas sustentáveis, pois o futuro do nosso País depende da nossa convivência harmônica com o meio ambiente. Emergia limpa e Biocombustíveis geram emprego e renda e de forma limpa”, destacou o tucano.

Na Paraíba, o setor sucroalcooleiro – a principal matriz energética do Estado – fatura em torno de R$ 1 bilhão, gera 44 mil postos de trabalho (diretos e indiretos) em 26 municípios paraibanos, segundo dados do Sindicato da Indústria de Fabricação do Álcool do Estado da Paraíba (Sindalcool).

No Brasil, o principal biocombustível utilizado é o etanol, mas existem outros como o biogás e o biodiesel. A adoção dessas fontes de energia passou a ocorrer no país a partir da década de 1970. Estudo feito pelo movimento #AquiTemAgro aponta que as 371 unidades produtivas de etanol em atividade no Brasil e que o setor gera 900 mil empregos diretos e congrega 70 mil produtores rurais independentes, dos quais quase 30 mil estão no Nordeste.

Em relação a energias renováveis, o Brasil é o terceiro maior gerador desse tipo de energia não liberam resíduos ou gases poluentes na atmosfera. Mais de 44% da energia produzida em solo brasileiro vem de fontes renováveis, através das hidrelétricas, energia eólica, biomassa, entre outras. Só o setor hidroelétrico corresponde a 17,7% da produção total de energia nacional, segundo dados do Balanço Energético Nacional (BEM).

A Paraíba é o 9º estado que mais produz energia eólica no Brasil, conforme a Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeólica). O estado possui 15 usinas e tem capacidade de produção para 156,9 megawatts.

Postar um comentário

0 Comentários