Header Ads

CMCG

UPA dos Bancários inicia atendimentos e João Pessoa é a única Capital do Nordeste com cobertura total na urgência e emergência


O atendimento de urgência e emergência de João Pessoa hoje está completo e toda a população da Capital tem à disposição, 24 horas por dia, médicos e enfermeiros para receberem o suporte necessário. Na manhã desta segunda-feira (27), o prefeito da Capital, Luciano Cartaxo entregou a Unidade de Pronto Atendimento Especialidades (UPA-E) Bancários e ela já está em pleno funcionamento com uma capacidade de oferecer atendimento mais humanizado e ágil a 300 pessoas por dia. Com quatro UPAs, João Pessoa se torna a única Capital do Nordeste com cobertura 100% deste tipo de serviço.
O investimento total na construção e aquisição dos equipamentos da UPA foi de R$ 6 milhões. A isso, acrescenta-se o custeio de uma unidade deste porte, que é de aproximadamente R$ 1 milhão por mês. Ao assumir a Prefeitura Municipal de João Pessoa em 2013, Luciano Cartaxo assumiu o compromisso de a gestão oferecer atendimento 100% de urgência e emergência. Naquele momento, a Capital contava apenas com a UPA Oceania, instalada no Retão de Manaíra, mas desde então, já foram construídas em sua gestão mais três unidades, a do Valentina, a de Cruz das Armas e a dos Bancários, inaugurada nesta segunda (27).
“Saúde se faz com planejamento e com sensibilidade. Assumimos com o compromisso de fazer a saúde de João Pessoa avançar e é inegável que estamos melhorando, olhando para frente e fazendo o que precisa ser feito. Quanto mais a gente investe na saúde de João Pessoa, mas nós somos procurados não só pelo povo da Capital, mas de todo o Estado porque sabem que aqui a saúde funciona. Então, este é um momento de muita alegria porque mesmo em um período tão adverso na economia de todo o País, atingimos a excelência no atendimento de urgência e emergência e temos uma população bem assistida pela saúde pública de João Pessoa”, afirmou o prefeito Luciano Cartaxo.
A UPA-E Bancários está situada na Avenida Bancário Sergio Guerra, principal via do bairro, e por onde passam milhares de pessoas da zona Sul diariamente. Com o diferencial em relação às demais UPAs de ser especializada em Ortopedia, ela atenderá casos de torções, luxações e fraturas que não necessitam de cirurgias. E vai desafogar os atendimentos no Ortotrauma de Mangabeira, atendendo uma região onde moram 44% da população da Capital, em bairros como Castelo Branco, Mangabeira e José Américo, polarizados pelos Bancários.
A unidade é composta por 14 leitos, sendo três de sala vermelha (casos graves), seis de sala amarela (casos intermediários), três de pediatria e dois de isolamento, além de laboratório de análises clínicas, farmácia, salas de Raio-X, central de material e esterilização e almoxarifado. Além disso, assim como ela, todas as UPAS contam com uma base descentralizada do Samu, o que agiliza o tempo de resposta em todas as regiões da cidade. A unidade conta com médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, de laboratório e de radiologia, bioquímicos, assistentes sociais, maqueiros e pessoal da área administrativa, profissionais contratados via concurso público.
A solenidade de inauguração contou com a presença de representantes do Legislativo Municipal, representantes de instituições médicas, como o Conselho Regional de Medicina (CRM) e Associação Médica Brasileira, além da família do Dr. Luiz Lindbergh Farias, que dá nome à UPA. “Uma semelhança que o meu pai tinha com o prefeito Luciano Cartaxo, era o cuidado e preocupação com a saúde pública. Por isso, nos enche de orgulho ver que o trabalho dele foi reconhecido pela Prefeitura e ele recebe esta homenagem, por ter dedicado grande parte da sua vida à saúde pública”, afirmou Carlos Frederico Farias, filho do homenageado.
Já o presidente do CRM, João Medeiros Filho, parabenizou o prefeito pela obra e importância dela para a saúde na Capital. “Essa UPA, tão bem aparelhada, traz uma grande contribuição para que possamos enfrentar os problemas da saúde. Ela irá permitir que as demais unidades sejam desafogadas e melhore o fluxo de pacientes. Os profissionais devem trabalhar com dedicação, competência, amor e humanismo. O prefeito está de parabéns por mais uma UPA entregue na cidade”, disse.

Nenhum comentário