Secretaria de Saúde inicia campanha de vacinação antirrábica


A Secretaria de Saúde de Campina Grande iniciou nesta semana, pela zona rural do município, a Campanha de Vacinação Antirrábica. Estão sendo imunizados cães e gatos dos sítios Tambor, Lagoa de Dentro, Bosque, Tanquinho, Queimada de João Pedo, Mubuca, Km 21, Lucas, Estreito e Lagoa Bonita.

A previsão do Centro de Zoonoses é vacinar 5.900 cães e 1.900 gatos na zona rural do município. A campanha segue com as visitas nos sítios até o dia 22 de setembro, quando será realizado o dia D de vacinação na zona urbana. Cerca de 80 pontos de vacinação serão montados na cidade.

“É muito importante imunizar os bichos porque a raiva é uma doença que pode atingir os seres humanos e, apesar de erradicada na cidade, tem aparecido em outros estados”, destacou o coordenador do Centro de Zoonoses, Marinaldo Lima.

A vacina será administrada nos cães e gatos com pelo menos 3 meses de idade. Os que vão ser vacinados pela primeira vez deverão tomar uma dose de reforço, após 21 dias. Os que já são imunizados todos os anos devem renovar a proteção novamente. A vacina é exclusiva para cães e gatos. Cadelas e gatas prenhas devem tomar a vacina, que só não será aplicada em animais doentes ou febris.

No total, somando as zonas urbana e rural, Campina Grande tem mais de 60 mil animais, sendo mais de 40 mil cães e mais de 20 mil gatos. A meta é vacinar 80% dessa população animal.

Postar um comentário

0 Comentários