Jornalista Helder Moura receberá Medalha de Honra na CMCG nesta quarta-feira



Atendendo a uma propositura do vereador João Dantas (PSD), líder da bancada governista, a Câmara Municipal de Campina Grande realizará na noite desta quarta-feira (20), uma sessão solene para entrega da Medalha de Honra ao Mérito ao jornalista e colunista político Helder Moura.

Nascido em Campina Grande, Hélder Moura ingressou no jornalismo em 1983 na Gazeta do Sertão, onde se tornou editor-chefe, atuando sempre no colunismo político. Venceu alguns prêmios de ensaios e poesia e, em 1985, lançou o livro “Coração de Cedro”.

Também venceu prêmio sobre a obra do sociólogo paraibano José Lopes de Andrade, promovido pela Bolsa de Mercadorias da Paraíba. Ainda em Campina Grande, concluiu o Curso de Bacharelado em Informática no antigo Campus II da UFPB, onde também estudou pós-graduação em Engenharia de Sistemas.

Em João Pessoa, trabalhou a partir de 1991 como colunista político do jornal Correio da Paraíba e, em seguida, como apresentador d programa Correio Debate, na TV Correio (Rede Record), onde ganhou vários prêmios de Imprensa, e permaneceu até 2012.

De 2012 a 2015 trabalhou como editor de blog e comentarista da Rádio CBN, na Rede Paraíba. É professor universitário do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), disciplina Lógica e Algoritmos.
E, desde 2015, aluno do Mestrado em Letras, na UFPB, na área de Literatura e Psicanálise.

Em 2012, lançou em Lisboa e Óbidos (Portugal) seu primeiro romance “O Incrível Testamento de Dom Agápito”, que se encontra em 4ª edição. O livro, traduzido para o inglês, italiano e espanhol, já foi apresentado em outros países como Alemanha, França e Noruega.

Desde 2013 preside a Confraria Sol das Letras que foi criada com o objetivo maior de estimular a produção, criação, divulgação e debate sobre a literatura paraibana, nos cenários regional e nacional. Dentro dessa perspectiva, o grupo se propõe a protagonizar iniciativas, como a promoção do Por do Sol Literário, com o debate sobre a obra de escritores paraibanos.

Para João Dantas, a homenagem se faz justa tendo em vista que o jornalista e escritor, nascido em Campina Grande, tem levado o nome da nossa cidade em toda sua carreira e tem nos orgulhado mundo afora com suas obras e sua atuação no jornalismo politico.

Postar um comentário

0 Comentários