Roberto pode pegar 44 anos, Leto 67 e Fabiano Gomes, 29


Dono do maior shopping center da ParaĆ­ba e considerado o homem mais rico do Estado, Roberto Santiago pode ser condenado a 44 anos de cadeia.
Tal condenaĆ§Ć£o corresponde Ć  soma das penas mĆ”ximas que podem ser aplicadas pela JustiƧa ao empresĆ”rio em funĆ§Ć£o de crimes que ele supostamente cometeu em esquema de corrupĆ§Ć£o instalado em Cabedelo e desbaratado em abril Ćŗltimo pela OperaĆ§Ć£o Xeque-Mate, realizada conjuntamente pela PolĆ­cia Federal e o Grupo de AtuaĆ§Ć£o Especial contra o Crime Organizado (Gaeco), do MinistĆ©rio PĆŗblico da ParaĆ­ba (MPPB).
Na operaĆ§Ć£o foram presas 11 pessoas, entre elas o prefeito Leto Viana, que em 2013 ascendeu Ć  titularidade do cargo graƧas Ć  renĆŗncia de Luceninha, eleito em 2012. Ele teria sido comprado por Santiago para entregar a Prefeitura de Cabedelo a quem pudesse barrar a construĆ§Ć£o de um shopping em Intermares.
A ‘compra’ de Luceninha foi negociada, entre outros, pelo radialista Fabiano Gomes, que decidiu delatar o empresĆ”rio apĆ³s o Gaeco e a PF levantarem que ele atuou nessa histĆ³ria como o ‘homem da mala’, levando mais de R$ 500 mil para o entĆ£o prefeito como parte do pagamento pela renĆŗncia.
Apesar da delaĆ§Ć£o, Fabiano (foto ao lado) pode ser condenado a 29 anos de reclusĆ£o (se a sentenƧa juntar as penas mĆ”ximas) por corrupĆ§Ć£o ativa e participaĆ§Ć£o em organizaĆ§Ć£o criminosa. Pena insignificante, pode-se dizer, se comparada ao que pode ‘pegar’ o prefeito Leto, cujas penas mĆ”ximas de reclusĆ£o, somadas. alcanƧariam mais de 67 anos. O ex-prefeito Lucenina, por sua vez, poderĆ” receber pena de atĆ© 12 anos de reclusĆ£o.
Veja a seguir os crimes mais relevantes pelos quais Roberto Santiago e Leto Viana deverĆ£o ser denunciados pelo Gaeco. Na sequĆŖncia, serĆ£o julgados e provavelmente condenados pela JustiƧa. O blog relaciona tambĆ©m as respectivas penas previstas em lei para cada crime.
Roberto Santiago
– por formar, chefiar, financiar ou integrar quadrilha, reclusĆ£o de trĆŖs a oito anos, que pode chegar a 13 anos por envolver funcionĆ”rios pĆŗblicos (Lei 12.850/2013, que define organizaĆ§Ć£o criminosa);
– por trĆ”fico de influĆŖncia, reclusĆ£o de dois a cinco anos (art. 332 do CĆ³digo Penal);
– por corrupĆ§Ć£o ativa, dois a 12 anos de reclusĆ£o (art. 333 do CĆ³digo Penal), que pode ser aumentada para 16 anos se juiz ou tribunal entender que Leto Viana e outros, funcionĆ”rios pĆŗblicos, cometeram atos para beneficiar interesse do empresĆ”rio (sabotar a construĆ§Ć£o do shopping da Marquise em Intermares, por exemplo).
Leto Viana
– por formar, chefiar, financiar ou integrar quadrilha, reclusĆ£o de trĆŖs a oito anos, que pode chegar a 13 anos por envolver funcionĆ”rios pĆŗblicos (Lei 12.850/2013, que define organizaĆ§Ć£o criminosa);
– por corrupĆ§Ć£o ativa, dois a 12 anos de reclusĆ£o (art. 333 do CĆ³digo Penal), que pode ser aumentada para 16 anos se juiz ou tribunal entender que Leto Viana e outros, funcionĆ”rios pĆŗblicos, cometeram atos para beneficiar interesse de Roberto Santiago (sabotar a construĆ§Ć£o do shopping da Marquise em Intermares, por exemplo).
– por corrupĆ§Ć£o passiva, dois a 12 anos de reclusĆ£o (art. 317 do CĆ³digo Penal), que pode ser aumentada para 16 anos se juiz ou tribunal entender que ele retardou, deixou de praticar ou praticou qualquer ato infringindo deveres do cargo em benefĆ­cio de Roberto Santiago e outros;
– por advocacia administrativa, detenĆ§Ć£o de trĆŖs meses a um ano (art. 321 do CĆ³digo Penal), por “patrocinar, direta ou indiretamente, interesse privado (agravado por ser ilegĆ­timo) perante a administraĆ§Ć£o pĆŗblica, valendo-se da qualidade de funcionĆ”rio”;
– por peculato, de dois a doze anos de reclusĆ£o (art. 312 do CĆ³digo Penal), por ter desviado dinheiro pĆŗblico em proveito prĆ³prio atravĆ©s de servidores fantasmas que empregou na Prefeitura;
– por lavagem de dinheiro, reclusĆ£o de trĆŖs a dez anos (Lei 9.613/1998), em razĆ£o de ter ocultado patrimĆ“nio que adquiriu com recursos oriundos de crime e colocou em nome de terceiros, os famosos ‘laranjas’;
– por fraude Ć  licitaĆ§Ć£o, detenĆ§Ć£o de trĆŖs a seis anos (Lei 8.666/1993).
Advogados negam
Sobre as acusaƧƵes, os advogados Pedro Luiz Bueno de Andrade e Armando Mesquita Neto divulgaram hoje (10), em nome de seu cliente Roberto Santiago, nota Ć  imprensa (leia abaixo). Nela, garantem – ao contrĆ”rio do que apuraram Gaeco e PF – que o empresĆ”rio jamais cometeu qualquer crime.
Tendo em vista os fatos veiculados recentemente pela imprensa sobre a inclusĆ£o de Roberto Santiago em denĆŗncia oferecida pelo MinistĆ©rio PĆŗblico, os advogados do empresĆ”rio vĆŖm reafirmar que seu cliente jamais praticou qualquer ato ilĆ­cito, o que demonstrarĆ£o cabalmente em juĆ­zo no momento oportuno.
Roberto Santiago e seus defensores seguem confiando plenamente que o Poder JudiciĆ”rio reconhecerĆ” a improcedĆŖncia dessas acusaƧƵes.

Blog do RubĆ£o

Postar um comentƔrio

0 ComentƔrios