Prefeitura de Queimadas realiza nesta 4º I Fórum Municipal contra o Trabalho Infantil


A Prefeitura de Queimadas, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) em parceria com o Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (Cerest-CG), Ministério Público do Trabalho (MPT) e Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego (SMTE), além de representantes de outras instituições, realiza nesta quarta-feira (22), a partir das 7h30, no Sindicato do Trabalhadores Rurais de Queimadas, o I Fórum Municipal Contra o Trabalho Infantil.

O evento tem como objetivo debater a situação do trabalho infantil, envolvendo intersetorialmente todas as equipes das Secretarias municipais de Desenvolvimento Social, Saúde e Educação para que juntas possam estabelecer critérios de constatação e notificação de casos de Trabalho Infantil e, consequentemente desenvolvam ações de intervenções para o enfrentamento desta problemática. O I Fórum Municipal Contra o Trabalho Infantil será voltado para os profissionais de Saúde, da Educação e Desenvolvimento Social.

A secretária de Desenvolvimento Social de Queimadas, Angélica Figueiredo destacou a importância da realização do evento e salientou que o prefeito de Queimadas, Carlinhos de Tião desde que assumiu a gestão que tem priorizado as questões sociais do município e diante da sua solicitação direta aos seus auxiliares, todos tem se empenhado em transformar e melhorar as condições de crianças e adolescentes em situação de risco no município.

Palestras

O fórum tem como palestrantes: Clóvis da Silveira Costa (auditor fiscal da SMTE), que abordará o tema: Prejuízos do Trabalho Precoce para a Saúde de Crianças e Adolescentes; Marcela de Almeida Maia Asfora (Procuradora do MPT – Campina Grande), falará sobre A Importância da Atuação Integrada dos Órgãos de Proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente no Combate ao Trabalho Infantil; Anna Karla Souto Maior (Coordenadora do CEREST-CG), falará sobre O Papel da Saúde do Trabalhador no Contexto do Trabalho Infantil; Anna Paula Batista dos Santos (técnica do PETI) enfatizará a Importância da intersetorialidade no enfrentamento do trabalho infantil; Erivaldo Genuino Lima (Coordenador Pedagógico do Município de Queimadas), falará sobre Os Impactos do Trabalho Infantil no Rendimento Escolar das crianças e dos adolescentes.

Paraíba registrou nos últimos dois anos, cerca de 80 mil crianças e adolescentes realizando trabalho infantil

O trabalho infantil na Paraíba afetou nos últimos dois anos cerca de 80 mil crianças e adolescentes em todo o estado, segundo revela o coordenador do Fórum de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalhador Adolescente na Paraíba (Fepeti), Dimas Gomes. O número corresponde ao período de 2015 a 2016 e inclui a faixa etária de crianças e adolescentes com idades de 5 a 17 anos. 

Segundo Dimas Gomes, o número tem como base o levantamento de dados feito pela Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílios (PNAD). "É uma situação preocupante”, comentou, frisando que, apesar dos avanços voltados às políticas públicas e em campanhas de conscientização desenvolvidas durante os últimos anos, o enfrentamento ao trabalho infantil ainda é uma ação difícil”, destacou.

Postar um comentário

0 Comentários