Professora da UEPB recebe convite de editora internacional para compor livro de matemática


O mérito acadêmico pode ultrapassar fronteiras. A professora do Departamento de Matemática e Mestrado Profissional de Ensino de Ciências e Matemática (MECM) da Universidade Estadual da Paraíba, Abigail Fregni Lins, recebeu recentemente um convite para compor um dos capítulos do Third International Handbook in Mathematics Education (Guia Internacional em Educação Matemática), pela conceituada editora Springer. A publicação é uma espécie de bíblia dessa área do saber, chegando a bibliotecas de universidades de várias partes do globo. A edição será composta de cerca de 30 capítulos, envolvendo várias das subáreas da Educação Matemática do mundo.

O convite foi feito em novembro deste ano, surgido de uma reunião de organizadores da publicação, nos Estados Unidos, para escolher os autores do próximo exemplar, configurando-se, ainda, como resultado do trabalho realizado pela docente ao longo de sua carreira acadêmica – fruto em especial de sua tese de doutorado, na linha de Educação Matemática.

A primeira publicação do International Handbook in Mathematics Education aconteceu em 1996. A segunda, sete anos depois, em 2003. A terceira edição, a qual a professora Abigail Fregni Lins, conhecida como Bibi Lins, foi convidada, sairá em 2012.

Os organizadores escolheram quatro grandes temas que integrarão o Third International Handbook e entre eles aparece “Educação matemática e uso de tecnologia”, cujo conteúdo a professora produzirá em parceria com outro pesquisador americano, advindo da Universidade de Boston. O título provisório do capítulo é “História do uso da tecnologia na educação matemática”.

Orientações: recordações e agradecimentos

No começo de dezembro, ocorreram as primeiras defesas do Mestrado em Educação Matemática, sob orientação de Bibi Lins. Algumas a marcaram profundamente. Uma delas, segundo destacou, foi a do professor da UEPB há 30 anos, Walber Colaço, que detém uma história de luta dentro da Instituição e no MECM obteve uma nova oportunidade de continuar seu aperfeiçoamento.

Outra experiência, desta feita com uma orientanda do Trabalho de Conclusão do Curso (TCC), foi rememorada com alegria pela docente. Trata-se da ex-aluna da graduação de Licenciatura Plena em Matemática da UEPB, Aluska Macedo, que apresentou um artigo, resultado da orientação no Congresso Internacional de Educação Matemática, na cidade de Belo Horizonte (MG), em julho deste ano. Seu trabalho tratava da formação inicial de professores de matemática. Como resultado desse evento, a formanda foi convidada pelo conhecido professor e pesquisador da área, João Pedro da Ponte, a integrar o Mestrado em Educação Matemática da Universidade de Lisboa. Em setembro, Aluska partiu para Portugal e seus pais, em seu nome, estenderam faixas pelo Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) da UEPB em agradecimento à professora Bibi pela sua dedicação ao oficio.

O fato lisonjeou a docente, porém ela comentou que a circunstância é favorável para ressaltar a importância da divulgação e socialização das pesquisas da Universidade, em qualquer nível. “Esse foi apenas um TCC e proporcionou grande proveito. Assim, nós queremos incentivar alunos também de graduação, além daqueles da pós-graduação, a publicar seus trabalhos, participar de congressos. Isso tem sua importância individual e também proporciona visibilidade para a Instituição”, disse Bibi Lins.

E por falar em visibilidade, entre os êxitos da UEPB obtidos este ano, a professora lembrou que por meio dos alunos do Mestrado em Educação Matemática, Campina Grande e o CCT/UEPB sediarão o próximo Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática (EBRAPEM), que ocorrerá pela primeira vez na região Nordeste, em setembro de 2011.

Mais sobre Bibi Lins

Bibi Lins está na UEPB há três anos e meio e chegou como professora convidada para colaboração no projeto de criação do MECM. Atualmente, ensina no curso de Licenciatura Plena em Matemática, na Especialização em Ensino de Matemática e no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM).

A pesquisadora concluiu seu bacharelado e licenciatura em Matemática Pura pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Fez mestrado em Teoria dos Números pela University of Nottingham, Inglaterra, e doutorado em Educação Matemática pela University of Bristol, também na Inglaterra, finalizado em março de 2003.

Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em Tecnologia Educacional, nos temas de Educação Matemática, Formação Inicial e Continuada de Professores de Matemática. Atualmente, exerce atividades também como líder do Grupo de Investigação em Teorias e Práticas da Educação Matemática (GITPEM) e coordena o Projeto de Pesquisa em Lógica Matemática (PROPESQ/UEPB), entre outras atividades.


Ascom

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