Secretaria de Saúde: Informe sobre vacinação



A Secretaria de Saúde de Campina Grande informa sobre a substituição da vacinação tetraviral e o desabastecimento da vacina pentavalente. Desde o início de janeiro de 2018, a vacina tetraviral vem sendo substituída pela tríplice viral somada com a varicela. Já a vacina pentavalente não está sendo disponibilizada pelo Ministério da Saúde (MS).

Em nota técnica, enviada esta semana pelo MS para as secretarias municipais de saúde, a recomendação é de que a substituição da vacina tetraviral continue sendo realizada. A tetra protege contra o sarampo, rubéola, caxumba e catapora. A tríplice protege contra as três primeiras e, com a aplicação associada da varicela, corresponde à tetraviral.

A tríplice é aplicada em duas doses, uma aos 15 meses e a outra até 4 anos de idade. Em adultos são duas doses até os 29 anos de idade para quem não tomou a vacina quando era criança e dose única para adultos de 30 até 49 anos.
A pentavalente continua sem previsão de disponibilização. O Ministério da Saúde está aguardando os trâmites burocráticos de liberação, por parte dos órgãos reguladores, para distribuir as doses da vacina adquiridas desde o ano passado.

Postar um comentário

0 Comentários