-->

Campina Grande lidera qualidade de vida na Paraíba e supera médias estadual e nacional no IPS Brasil 2025


Campina Grande alcançou o melhor desempenho da Paraíba no Índice de Progresso Social (IPS) Brasil 2025, divulgado nesta quarta-feira (18), consolidando-se como referência estadual em qualidade de vida. O município obteve nota 67,78, superando a média da Paraíba, que foi de 61,09, e também a média nacional, de 61,96.


Com um amplo e consistente avanço nas políticas públicas voltadas ao bem-estar da população, Campina Grande foi destaque no levantamento, ocupando a primeira colocação entre os 223 municípios da Paraíba analisados. A “Rainha da Borborema” superou, inclusive, a capital João Pessoa, que registrou nota 67,00 no Índice.


Além da liderança estadual, Campina Grande também se sobressaiu nacionalmente, despontando entre os 15 melhores municípios do Brasil no quesito “Oportunidades”, que mede o grau em que direitos e escolhas individuais são assegurados. O levantamento avaliou 5.570 municípios brasileiros a partir de 57 indicadores sociais e ambientais, organizados em “Necessidades Humanas Básicas”, “Fundamentos do Bem-Estar” e “Oportunidades”. O melhor desempenho local foi registrado no componente Moradia, que avalia condições básicas dos domicílios, como coleta de resíduos, iluminação elétrica e qualidade de paredes e pisos.


“Ficamos muito felizes com esse resultado, porque ele reconhece um esforço coletivo para tornar Campina Grande uma cidade cada vez mais estruturada, humana e preparada para garantir qualidade de vida ao nosso povo, com investimentos em educação, turismo, infraestrutura e desenvolvimento social”, afirmou o prefeito Bruno Cunha Lima.

Os resultados refletem um conjunto de políticas públicas e investimentos estruturantes executados pela Prefeitura de Campina Grande nos últimos anos. Entre as ações desenvolvidas estão a requalificação do Parque Evaldo Cruz (Açude Novo); intervenções urbanísticas no entorno do Açude Velho, com integração ao Parque da Criança; entrega e requalificação de praças em diversos bairros; avanço significativo na drenagem e pavimentação de ruas; abertura de novas avenidas, como a Felix Araújo e a Plínio Lemos; ampliação da iluminação pública em LED; além da excelência em coleta e gestão de resíduos sólidos, liderando, também, o ranking de limpeza urbana da Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente (Abrema), entre os municípios brasileiros com mais de 250 mil habitantes nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, superando capitais.

O IPS é um instrumento técnico que permite mensurar avanços e identificar desafios, servindo de base para o planejamento de políticas públicas. Esse índice é atualizado anualmente, avaliando a qualidade de vida da população no Brasil de forma multidimensional. Saiba mais: https://ipsbrasil.org.br/pt.








Postar um comentário

0 Comentários