Equipamentos vão aumentar a oxigenação da água e fazem parte de ação emergencial para recuperação ambiental do principal cartão-postal da cidade
O prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima, publicou nesta segunda-feira (26), em suas redes sociais, um vídeo em que acompanha de perto a instalação de aeradores no Açude Velho. A medida tem como objetivo melhorar a oxigenação da água e minimizar os impactos ambientais registrados nos últimos dias.
Segundo o gestor, estão sendo instalados, nesta primeira etapa, oito aeradores — quatro do tipo chafariz, responsáveis por injetar oxigênio diretamente na água, e quatro de palheta, que ajudam na movimentação da superfície.
De acordo com o prefeito, a redução da disponibilidade de oxigênio foi um dos fatores que agravaram a situação do açude. Ele explicou que o aumento da evaporação da água e a concentração de material orgânico e lodo contribuíram para o desequilíbrio ambiental.
“Esse é um dos pontos-chave do problema que aconteceu nesses últimos dias. Com menos oxigênio disponível, a qualidade da água é afetada. De forma emergencial, além de outras medidas, estamos instalando esses aeradores”, afirmou.
Bruno Cunha Lima destacou ainda que os equipamentos foram posicionados de forma estratégica para evitar a agitação excessiva da água, o que poderia espalhar matéria orgânica ou causar desequilíbrios adicionais.
“Eles não podem ser muito fortes. Por isso serão mais equipamentos, distribuídos pelo açude, para oxigenar sem provocar o baldeamento da água ou espalhar o material orgânico”, explicou.
A ação é considerada emergencial, mas a Prefeitura afirma que já trabalha em soluções permanentes. O prefeito informou que um projeto definitivo está em construção com apoio de instituições e especialistas.
“Estamos construindo uma solução definitiva com responsabilidade, coragem e planejamento, junto à Universidade Federal de Campina Grande e outros parceiros, para resolver de vez esse problema ambiental do nosso principal cartão-postal”, declarou.
O Açude Velho é um dos espaços mais simbólicos de Campina Grande, com importância histórica, cultural e ambiental para a cidade.



0 Comentários