Desde junho do ano passado, o então deputado estadual Félix Araújo Filho vem acompanhando com atenção e responsabilidade a situação do Açude Velho, em Campina Grande, apresentando, na ocasião, alertas e iniciativas de caráter preventivo voltadas à preservação ambiental desse importante patrimônio da cidade.
Ainda nesse contexto, ao lado do deputado Sargento Neto, Félix propôs a realização de uma audiência pública, concebida como um espaço de escuta qualificada e diálogo institucional, reunindo técnicos especializados, representantes das universidades federais, estadual e privadas, do Instituto Semiárido, bem como pesquisadores que atuam diretamente na área ambiental e hídrica.
A iniciativa sempre esteve orientada por um princípio claro: diagnóstico técnico consistente, prevenção e atuação integrada, com o envolvimento responsável do poder público, da comunidade científica e da sociedade civil organizada.
Diante dos acontecimentos recentes, marcados pela mortandade de peixes, pela degradação visível do Açude Velho e pelos impactos ambientais e simbólicos para Campina Grande, Félix Araújo Filho renova o chamado ao diálogo e à ação coordenada, defendendo a construção de soluções duradouras a partir da união das forças políticas e sociais do município, do Estado e da União.
Nesse espírito de cooperação, Felix Filho solicita à Assembleia Legislativa a definição de data para a audiência pública que foi já requerida e aprovada ainda no ano passado, com o objetivo de ouvir os diversos setores da cidade e do Estado, incluindo instituições técnicas, entidades representativas e o setor produtivo, como a FIEP, a Associação Comercial, SINDUSCON, entre outras instituições, como OAB, IPHAEP e CREA de modo a promover uma resposta plural, técnica e institucionalmente articulada, à altura da importância histórica, ambiental e simbólica do Açude Velho. Félix entende que a Assembléia Legislativa pode colaborar e muito na articulação de soluções conjuntas para o problema.



0 Comentários