![]() |
Foto: Ricardo Stuckert |
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) indicou publicamente, nesta sexta-feira (5), que poderá concorrer novamente ao cargo de chefe do Executivo nas eleições de 2026. A declaração foi feita durante um evento da Petrobras, realizado em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro.
Durante seu discurso, Lula criticou parlamentares que, segundo ele, já estariam antecipando o debate eleitoral e dificultando a relação com o Planalto. O presidente afirmou, no entanto, que o governo federal continua focado em entregar resultados à população e sinalizou claramente sua intenção de buscar um quarto mandato como presidente do Brasil.
“Tem gente que já está pensando em eleição. Eles não sabem o que eu estou pensando. Se preparem porque, se tudo tiver como estou pensando, esse país vai ter, pela primeira vez, um presidente eleito quatro vezes pelos braços do povo”, afirmou.
Histórico de candidaturas
Com essa fala, Lula praticamente confirma sua disposição em disputar o pleito de 2026, o que seria sua sétima participação em eleições presidenciais. O petista foi candidato em:
1989 (derrotado por Fernando Collor no 2º turno)
1994 e 1998 (derrotado por FHC)
2002 e 2006 (vitórias consecutivas)
2022 (vitória contra Jair Bolsonaro)
Se vencer novamente em 2026, Lula se tornará o único presidente na história do Brasil eleito por quatro vezes.
Desde 2002, o PT venceu cinco das seis eleições presidenciais realizadas neste século: 2002, 2006, 2010, 2014 e 2022, consolidando-se como uma das forças políticas mais constantes no cenário nacional.
0 Comentários