As linhas de crédito atendem etapas como o plantio, a implementação do sistema em piquete e a energia solar, a fim de viabilizar os custos e a irrigação
João Pessoa (PB), 16 de maio de 2025 - Apoiador do uso rotacionado da palma forrageira para alimentação dos animais em convívio no semiárido nordestino, o Banco do Nordeste (BNB) esteve presente no Dia de Campo que ocorreu recentemente em Soledade. O evento tem como foco a capacitação teórica e prática sobre a produção da palma para impulsionar o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar na região.
A equipe do BNB acompanhou a atividade promovida pela Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão e Regularização Fundiária (Empaer) e vem oferecendo soluções de crédito do Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf), Agroamigo, Programa Mais Alimentos e FNE Rural. As linhas atendem etapas como o plantio, a implementação do sistema em piquete e a energia solar, a fim de viabilizar os custos e a irrigação.
Além dos produtores rurais, participaram da capacitação técnicos agrícolas, extensionistas e profissionais da agropecuária. O cultivo da palma forrageira para convívio em circunstâncias semelhantes ao semiárido nordestino vem ocorrendo no México, cujos estudos ressaltam a resistência da palma à seca, em virtude da sua rusticidade e capacidade de armazenamento de água.
O Banco do Nordeste e entidades parceiras participaram da ação, como a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Universidade Federal da Paraíba (UFCG) e a Cooperativa Capribom. Os agentes de Desenvolvimento do BNB, Neymar Brito e José Vicente de Melo, estiveram presentes e são responsáveis pela mobilização dos territórios do Cariri Oriental e Ocidental paraibanos, que possuem atividades econômicas vocacionadas à criação de animais.
Durante todo o dia, o grupo acompanhou a programação distribuída em seis estações temáticas, com demonstrações técnicas sobre genótipos, manejo, adubação, pragas e uso da palma para a alimentação de caprinos e ovinos, com base em resultados experimentais.
0 Comentários