Filho de peixe; peixinho é... O adágio popular é implacável e presente em vários setores da sociedade e nas profissões. E na política não poderia ser diferente.
São vários os políticos que seguiram os passos do pai. Muitos, inclusive, ocupando o mesmo cargo.
Em Campina Grande, o vereador Antônio Alves Pimentel Filho (PSB), decano da Câmara de Vereadores, chega ao seu décimo mandato exatamente na Casa onde seu pai, Antônio Pimentel (in memoriam), esteve por 25 anos.
Foram seis mandatos (1960/1988). Dois com quatro anos, um com cinco e dois de seis anos.
Pimentel, o filho, no entanto, superou o genitor. Aos 65 anos, acumula no currículo 36 anos de vida pública e 10 mandatos nas costas.
Oriundo do distrito campinense de Galante, em 1988 substituiu o pai na disputa e não ficou de fora de nenhuma legislatura de lá pra cá. Reeleito no último dia 6 de outubro de 2024 com 2.864 votos, no final do novo mandato (2028) chegará a 40 anos com cadeira no Legislativo do município.
Com todo este tempo de estrada, já viu de tudo um pouco na parlamento. Já esteve na oposição, como atualmente, mas também foi governo. Inclusive, como "estilingue e vidraça", ocupou as lideranças da oposição e situação por várias vezes.
Considerado um dos mais experientes da Câmara Municipal de Campina Grande, Pimentel Filho presidiu a Casa de Félix Araújo em 2015/2016. E foi vice-presidente em várias legislaturas, assim como passou por todas as comissões permanentes.
Com uma sequência de anos e mandatos da família Pimentel no parlamento campinense - são 61 anos e 16 mandatos de Antônio Pimentel e Pimentel Filho -, o parlamentar agora começa a pensar em voos mais altos para 2026. A pretensão é disputar uma vaga na Assembleia Legislativa; quem sabe, estendendo o seu sangue político ao estado da Paraíba como um todo.
daparaiba
0 Comentários