João Azevêdo amplia votação e é reeleito governador da Paraíba


Em uma disputa acirrada, o governador João Azevêdo (PSB), foi reeleito Governador da Paraíba neste domingo (30) e vai conduzir os destinos do Estado por mais 4 anos.

Ele foi eleito com 1.221.904 votos, o que corresponde a 52,51% dos votos. O seu adversário Pedro Cunha Lima (PSDB) recebeu 1.104.963 votos, que equivale a 47,49% dos votos.

Como já era esperado a eleição foi tensa, marcada por troca de farpas e acusações entre os dois candidatos, principalmente na reta final do pleito. Apesar de acirradas as eleições ocorreram em clima de paz e normalidade neste domingo.

Para conquistar a reeleição, João Azevedo conseguiu arregimentar uma grande quantidade de apoio de gestores, alguns que no primeiro turno haviam votado em outros concorrentes. O socialista também explorou e avançou em terreno antes dominado pela oposição, e trouxe para o seu palanque, políticos como o deputado Julian Lemos e Moacir Rodrigues, que não conseguiram a reeleição, entre outros.

No primeiro turno João Azevêdo obteve 39,65% dos votos, e Pedro Cunha Lima alcançou 23,90%. O socialista obteve 863.174 votos contra 520.155 votos do tucano.

O PSB de João conseguiu se filiar com mais nove legendas: Agir, PP, Avante, PMN, PSD, Solidariedade, Podemos, Republicanos e Patriota. O vice-governador da chapa é Lucas Ribeiro, atual vice-prefeito de Campina Grande e filho da senadora Daniella Ribeiro (PP).

No segundo turno, João conseguiu reunir importantes apoios, entre prefeitos, vereadores e deputados, que no primeiro turno votaram em outros candidatos.

O plano de governo de João Azevêdo lista uma série de medidas que ele pretende cumprir. Entre elas, a realização de concursos públicos para profissionais de educação, saúde e segurança, e a criação de políticas para igualdade racial e de proteção às mulheres e à população LGBTQIAP+.

Segundo o documento, as diretrizes do plano de governo de João Azevêdo se baseiam em três eixos: boa governança, princípios sustentáveis e inteligência e inovação. Ao todo, o plano traz 166 propostas em diversas áreas, como educação, saúde, segurança e assistência social.

Em 2018, o João Azevêdo (PSB foi eleito governador da Paraíba com 58,18% dos votos válidos no primeiro turno. João Azevêdo obteve 1.119.758 votos.

João Azevêdo (PSB) é natural de João Pessoa e é engenheiro civil formado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Tem 69 anos e entrou mais tardiamente na vida política. Foi secretário de Infraestrutura, Recursos Hídricos, Meio Ambiente e Ciência e Tecnologia da Paraíba entre 2011 e 2018 e só deixou o cargo para concorrer ao Governo da Paraíba. Naquele ano, foi eleito governador em primeiro turno em sua primeira disputa eleitoral e agora tenta à reeleição para mais quatro anos no Governo da Paraíba.

João Azevedo nasceu em 1953, no bairro de Cruz das Armas, Em 1979 ele se formou em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e, no ano seguinte, assumiu a diretoria da Divisão de Planejamento Habitacional do Instituto de Previdência do Estado da Paraíba (IPEP), quando também terminou a pós-graduação em metodologia do ensino técnico.

João Azevêdo foi professor do Instituto Federal de Educação Tecnológica (IFPB), chefe da assessoria de planejamento econômico da Urban. Em 1986 ele assumiu a secretaria de serviços urbanos da prefeitura de João Pessoa e em 2003 ocupou o cargo de secretário de planejamento da prefeitura de Bayeux. Na vida pública, o candidato também passou pela chefia de gabinete da Sedurb, assessoria da Seplan e secretaria de habitação.



PB Agora

Postar um comentário

0 Comentários