NASA registra enorme clarão que indica nova erupção ativa na superfície do Sol


 A NASA detectou uma erupção solar brilhante do lado do Sol, sugerindo que uma região solar particularmente ativa poderia estar girando dessa maneira. A explosão pode ser vista em vídeo capturado pelo Observatório de Dinâmica Solar da NASA. Nele, uma estrutura de plasma contorcida aparece se movendo no lado esquerdo da estrela, pouco antes de irromper no espaço.

As erupções solares são erupções de radiação eletromagnética do sol que viajam na velocidade da luz. Os níveis aumentados de raios-X e radiação ultravioleta extrema, transportados por erupções, podem ter um efeito na ionosfera da Terra – uma região da atmosfera que contém partículas eletricamente carregadas.

Isso nos afeta?

As comunicações de rádio de alta frequência dependem da ionosfera para funcionar, já que as ondas de rádio ricocheteiam nela para dar a volta ao mundo, de modo que as explosões solares podem ter o efeito de interromper a comunicação de rádio de alta frequência, se forem fortes o suficiente.

Essa nova erupção detectada foi medida na classe C9.3 – uma classificação relativamente fraca em relação a outras erupções solares, considerando que são classificados por uma dessas quatro letras em ordem crescente: B, C, M e X, e cada classificação tem uma subdivisão de 1 a 9, as erupções só começam a ter consequências visíveis na Terra se forem da classe M ou superior.

No entanto, o site de atividade solar Spaceweather afirmou que a classificação da erupção pode ser subestimada, devido ao fato de estar parcialmente coberta pela borda do sol. De qualquer forma, mesmo que a erupção em si não represente nenhum risco de interrupção, vale a pena prestar atenção à sua fonte.

De acordo com Spaceweather: “A explosão é significativa porque pode anunciar uma região ativa que deve emergir sobre a extremidade nordeste do sol no final desta semana. Um novo grupo de manchas solares pode acabar com semanas de relativa calma”.

O número de manchas solares varia ao longo de um período de aproximadamente 11 anos, conhecido como ciclo solar. Atualmente, o sol está na parte de seu ciclo em que a atividade das manchas solares está aumentando em direção ao pico, que deve ocorrer em algum momento do verão de 2025, de acordo com o Centro de Previsão do Clima Espacial da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA).

Postar um comentário

0 Comentários