Zabumba Lá no Forró de Parafuso encerra ciclo de programas de auditório de 2022



Homenagens aos forrozeiros aconteceu em maio e junho deste ano e consagra o Teatro Municipal como polo cultural do São João de Campina Grande

 

O último programa de auditório da série de quatro homenagens, Zabumba Lá no Forró de Parafuso dos 3 do Nordeste, aconteceu nesta terça-feira (14), no Teatro Municipal Severino Cabral. As cantoras Edra Veras (filha do artista) e Érika Marques, além dos ex-integrantes Pingo e o filho Luka (que substituiu o pai), abrilhantaram a super produção multimídia. Houve a participação de dançarinos e vídeo-documentários.

A secretária de Cultura de Campina Grande, Giseli Sampaio, convidou os produtores do programa para subir ao palco e serem aplaudidos. “Estamos aqui hoje para celebrar a história dele, no Zabumba Lá no Forró de Parafuso. Essa equipe representa as muitas mãos que realizaram essas edições. A Secretaria de Cultura não teria feito nada sozinha, se a Secretaria de Educação não estivesse aqui conosco. Fizemos homenagens a Biliu de Campina, a Marinês, o grande Diomedes e ele hoje, Parafuso. A história desse ícone da cultura popular será contada e as minhas reverências a Elizete e a família desse grande artista”, comentou.

Já o secretário de Educação, Raimundo Asfora Neto, falou da satisfação em contribuir com o evento. “O Zabumba Lá valoriza e promove a cultura da nossa região. Eu fico imensamente feliz. E acredito que talvez hoje, por força do calendário escolar, não haja tanto aluno aqui presente. Mas, nos outros programas, nós contamos com a participação massiva de alunos da rede municipal. Como é indispensável que a Educação caminhe com a Cultura e que a Cultura caminhe com a Educação, estamos nessa parceria”, disse.

A professora Doutora, Goretti Sampaio, da Procult/UEPBP, falou sobre a realização dessa edição 2022 do Zabumba Lá. “Agrega, sem sombra de dúvidas, conhecimentos e munições informativas acerca de cada homenageado para o pesquisador. Do ponto de vista de contribuição da memória desses artistas, indiscutivelmente, o projeto se reveste de grande importância social, documental e histórica pela proposta que ele apresenta, dentro desse aspecto documental e show ao mesmo tempo. Que são elementos de linguagens que se complementam nessa perspectiva de memória”, detalhou.

Folkcomunicação

Goretti reitera a perspectiva que esse material seja ampliado para as escolas da rede pública municipal e também estadual. As lives, gravadas desde 2021, podem ser utilizadas como elementos pedagógicos para que essa geração de jovens possa conhecer esses personagens que tanto contribuíram e ainda contribuem para a cultura popular nordestina.

A perspectiva é de que o programa busque outros elementos, que também possam agregar valores históricos e documentais ao projeto, sem perder de vista a linha editorial do mesmo. Outros produtos podem surgir, inclusive podcasts para inserir o Zabumba Lá nesses processos pedagógicos. O produto entrou para a rede de Folkcomunicação. Para ampliar o espaço de divulgação do programa, dentro área acadêmica. “A parceria Procult e Secult continua”, disse Goretti.

“É um outro estilo de percepção. Este ano nós vamos fazer uma pequena mostra dentro de uma mesa do Folkcomunicação, dia 7, às 9h, com um compilado do Zabumba Lá no Forró de Biliu de Campina, trazendo esse artista popular para o centro dos estudos acadêmicos”, declarou Goretti. 

Os outros homenageados foram Biliu de Campina, dia 20 de maio, Marinês, a Rainha do Xaxado, dia 27 de maio, e Diomedes, o Dedo de Ouro, dia 8 de junho. Todos os programas foram gratuitos, realizados presencialmente no Teatro e transmitidos ao vivo pelo canal da Prefeitura no YouTube (https://www.youtube.com/c/PrefeituraMunicipaldeCampinaGrande/videos). Ampliado, o evento este ano contou com uma mostra visual, no hall do Teatro, para cada um dos quatro homenageados.

O Zabumba Lá é um produto cultural que promove artistas do Nordeste em formato de programa de auditório de rádio. Idealizado da Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Cultura em parceria com a Pró-Reitoria de Cultura (Procult) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Os apoiadores do programa são a Secretaria de Educação, Parque Tecnológico e Caixa Econômica Federal, por meio do projeto Bom é na Feira.



Postar um comentário

0 Comentários