Creche escola Ana Paula apresenta dramatização infantil para crianças e seus pais

Uma das histórias infantis mais famosas de todos os tempos: Chapeuzinho Vermelho, adaptada no mundo das princesas, foi encenada na manhã da última quinta-feira, 03, na Creche Escola Ana Paula, localizada na Estação Velha, em Campina Grande/PB. A apresentação fez parte do Projeto Literarte, que funciona na unidade de ensino há quatro anos. Ao final da dramatização as crianças receberam docinhos e maçãs.   

A quadra de +esportes e uma das salas da unidade de ensino foram transformadas em cenários representando uma linda e acolhedora floresta com vários animais, entre eles pássaros, abelhas, borboletas, macacos, girafas e elefantes. Os cartazes, pinturas em tecidos e outros materiais necessários à composição dos cenários foram confeccionados ao longo dos últimos meses pelas crianças e professoras da Creche. 

As histórias são criadas por sequências didáticas, contribuindo para que haja uma motivação das crianças no interesse das obras literárias e artísticas, conforme disse Cíntia Gomes Silva, que integra o Literarte com as professoras: Geovânia Franklin Clementino Silva; Francinete Silva de Jesus; Cristiane Moema Cabral Barreto; Aluska Soane Campina; Isabel Cristina Alves; Ellen Jois Andrade; Elles kilma da Silva Miranda; Ana Lúcia Alves de Almeida. A Gestora Vânia Suely Araújo e demais funcionários da Creche Escola também colaboram com o projeto.

A peça foi encenada para a comunidade escolar (pais/responsáveis e alunos), tendo no elenco as próprias professoras fantasiadas de princesas, além da participação da Diretora e de funcionários. A professora Cíntia disse que, embora o Literarte seja um projeto focado na literatura,  também contempla a música, a dança e a pintura. “Todas as atividades giram em torno de livros de histórias infantis, sejam da literatura clássica, contos, poemas e poesias”, afirma.

Anualmente são realizadas cerca de 20 apresentações,  que são iniciadas no mês de março e encerradas em novembro, com a culminância das atividades do projeto. “O planejamento das temáticas é definido no início do ano pela equipe do Literarte, sendo que a maioria das encenações é feita  pelos próprios alunos”, conforme explica  a professora Aluska.

“Nos anteriores, antes da Pandemia do Coronavírus, a apresentação final do Literarte era feita pelas crianças, que na oportunidade eram contempladas com a exposição de todo o material confeccionado em sala de aula, durante o ano  letivo. Os trabalhos eram expostos à visitação dos pais e/ou responsáveis. “Nesta edição de 2021, as professoras decidiram inverter o encerramento das atividades do projeto assumindo a apresentação”, afirma Aluska.

A Gestora da Creche Escola enalteceu o trabalho das professoras, destacando o empenho, envolvimento e dedicação da equipe do Literarte em compor, não só a história da dramatização, como também se responsabilizar pela confecção das peças e dos mínimos detalhes dos cenários, juntamente com as crianças. “Assisti pela primeira vez a apresentação. Foi emocionante observar a alegria contagiante das professoras dramatizando para os pais e suas crianças o conto da Chapeuzinho Vermelho e das Princesas, um momento inesquecível”, ressalta Vânia Suely. 



Por Francinete Silva 


Postar um comentário

0 Comentários