Covid-19: aplicação de vacinas diferentes tem resultados positivos


A médica Maria do Socorro Martins, que é especialista em imunização, falou nesta terça-feira (30) sobre a dose de reforço da vacina contra a covid-19.

Mesmo com o cenário epidemiológico equilibrado no Brasil, o Ministério da Saúde mudou o intervalo para aplicação da terceira dose, de seis para cinco meses após a conclusão do ciclo vacinal.

O objetivo da aplicação da dose de reforço, segundo o Ministério da Saúde, é evitar uma terceira onda da covid-19 no país, que já ocorre em países da Europa.

Socorro falou, durante entrevista a uma emissora de rádio, que a adoção do esquema heterólogo na vacinação contra a covid-19, que permite que a aplicação da dose da vacina seja diferente da que foi usada na primeira, apresenta uma boa resposta imunológica.

“Existem trabalhos em vários países comprovando os resultados bem mais positivos e robustos sobre a utilização de esquemas heterólogos, tanto na forma primária, quando toma aquele ciclo primário de duas doses, como já tem trabalho mostrando reforço com outro imunizante diferente daquele que tomou. Se evidenciou uma resposta imunológica bem mais robusta quando se utiliza plataformas de vacinas diferentes”, concluiu a médica.



paraibaonline

Postar um comentário

0 Comentários