ECONOMIA: Criação do Centro Paraibano de Emprego pauta encontros do ‘Fórum da Retomada’ com setores produtivos de Patos

A criação do Centro Paraibano de Emprego pautou os debates nesta sexta-feira (20) entre a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), representada pelo deputado Tovar Correia Lima, e as entidades produtivas, os setores empresariais, comerciantes, universidades e a população do município de Patos, no Sertão paraibano. As discussões integram o ‘Fórum Caminhos da Retomada’ que vem debatendo a construção de um plano de retomada econômica na Paraíba para o pós-pandemia.

De acordo com Tovar, o Fórum quer reunir as colaborações da sociedade e dessas entidades e apresentar uma proposta factível aos poderes constituídos no estado, com apoio da bancada federal no Congresso, da Famup e de todos os prefeitos, para apresentar o caminho da volta. “Uma volta de superação. Sendo assim, entendemos que Cajazeiras merece estar no centro das discussões e ter um Centro Paraibano de Emprego”, afirmou.

Em Patos, o deputado se reuniu com o presidente da Câmara de Dirigente Lojistas (CDL) do município, Oton Ferreira; e com o vice-presidente, Osvaldo Fernandes Mota; com o presidente do Sindicato do Comércio Varegista, José de Sales Martins; com o empresário Edvaldo Gonçalves Brito; com a vice-reitora da Unifip, Sylvania Palmeiras, e a professora Alana Candeia; com o presidente da OAB-PB, seccional Patos, Fred Igor Batista; e com o prefeito do município, Nabor Wanderley.

Tovar explicou que o Centro Paraibano de Emprego será um espaço de oportunidades que vai reunir serviços de abertura de empresa, de apoio ao pequeno empresário que quer recuperar o seu negócio, com parcerias com bancos de fomento de crédito e cooperativas. “Será um ambiente de negócios que pretende estabelecer mais proximidade entre quem produz e quem compra, mantendo uma educação empreendedora, com agenda permanente de qualificação de quem está desempregado, garantindo a reinserção dos paraibanos que estão fora do mercado de trabalho”, explicou.

Além disso, durante as reuniões foi dialogado sobre ações estruturantes, que são fundamentais para o Estado, como a duplicação da BR 230 de Campina Grande para o Sertão, a ferrovia transnordestina, o ramal da transposição no eixo de Piancó. Ações que são relevantes para o desenvolvimento da Paraíba, bem como, os vôos regionais.

O mandato do deputado Tovar tem se pautado em contribuir com o estado da Paraíba a construir um plano de retomada econômica e para isso, precisa ouvir as entidades produtivas, os setores empresariais, comerciantes, universidades, e principalmente o cidadão.

Dados - De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD C) Trimestral, só no primeiro semestre de 2021, a taxa de desocupação na Paraíba foi de 15,8%, com cerca de 250 mil pessoas desempregadas. O indicador foi o 10º maior do país e ficou acima da média nacional (14,7%); Já no âmbito regional, foi a menor média do Nordeste (18,6%). Os números correspondem aos dados divulgados em Maio deste ano.

 

Postar um comentário

0 Comentários