UPAs recebem equipamentos para atendimento a pacientes com problemas renais

 

A Secretaria de Saúde de Campina Grande equipou as Unidades de Pronto Atendimento do Município com equipamentos de hemodiálise para o atendimento a pacientes com problemas renais que precisam desse suporte. A UPA 24h Dr. Maia, no Alto Branco, e a UPA 24h Dr. Adhemar Dantas, na Dinamérica, receberam uma máquina cada uma.

O equipamento serve tanto para atender pacientes que já tinham problemas, quanto pacientes que apresentam a insuficiência renal após o diagnóstico na própria unidade. O investimento foi de cerca de R$ 100 mil e os casos de pacientes mais graves serão acompanhados por nefrologistas.

“Alguns pacientes que chegavam na UPA por outros problemas eram atendidos, mas não tinham como seguir com o tratamento aqui após a descoberta de uma insuficiência renal. E com a vinda desses equipamentos favorece o atendimento porque antes eles precisam sair das unidades para fazer a diálise e hoje eles já iniciam o tratamento na própria UPA e o paciente, mesmo saindo para tratamento em outra unidade, ele já vai com a função renal menos comprometida”, disse o diretor da UPA do Alto Branco, Dr. Luciano Túlio.

O médico ressaltou que a disponibilização desse equipamento pode salvar vidas. “Alguns pacientes ficam durante um período na UPA com outras patologias e precisam da hemodiálise e é importante porque o paciente renal descompensa rapidamente, ou seja, pode apresentar piora clínica rapidamente, se agrava a ponto de se submeter a UTI”, disse.

No mês passado, a Secretaria Municipal de Saúde já havia equipado o Hospital Municipal Dr. Edgley com cinco novas máquinas de hemodiálise, que ampliaram a capacidade de tratamento em até 30 pacientes mensalmente. Por mês, o Hospital Municipal Dr. Edgley Maciel realiza procedimento de hemodiálise em cerca de 140 pessoas.

Postar um comentário

0 Comentários