Prefeitura de Campina Grande faz parceria com UEPB para auxílio na Fundação do Patrimônio Histórico e no Observatório de Gestão

 


Objetivo é operacionalizar a digitalização de documentos e disponibilizar dados da Universidade para toda sociedade

Criar parcerias para atuação junto aos projetos do Observatório de Gestão e da Fundação do Patrimônio Histórico de Campina Grande. Esses foram os objetivos de uma audiência realizada na manhã desta terça-feira (4), no prédio da Reitoria da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), entre o secretário de Planejamento, Gestão e Transparência, professor Felix Araújo Neto, e a reitora Célia Regina Diniz.


Na ocasião, o secretário explicou à reitora sobre a importância do Observatório de Gestão para o município, que visa a divulgação de dados não apenas referentes à gestão municipal, mas também relacionados à cidade, nas esferas econômica, educacional, de segurança, saúde e habitacional, entre outras.

Representando a Prefeitura de Campina Grande, Félix Neto sugeriu à reitora uma parceria para a disponibilização de dados públicos da UEPB para divulgação no Observatório de Gestão, como forma de avançar e consolidar a transparência implementada naquela Instituição na gestão do ex-reitor Rangel Júnior. Célia Regina garantiu uma parceria institucional entre a PMCG e a UEPB.

Outra pauta representativa para o município, discutida neste encontro, foi a criação da Fundação do Patrimônio Histórico de Campina Grande. A Reitoria tomou conhecimento do projeto, que está em fase de consolidação, e ficou entusiasmada para a criação de parcerias. O objetivo da Secretaria de Planejamento é contar com um suporte, da instituição de ensino, no processo de digitalização de documentos históricos do acervo municipal.

“O intuito é fortalecer essa parceria, que já existe entre a UEPB e a Prefeitura de Campina Grande, principalmente no que diz respeito a alguns projetos específicos, que chamamos de Plano de Trabalho, que estão mais associados ao resgate do Patrimônio de Campina Grande. Temos o curso de História com seus núcleos específicos e vamos fortalecer, sim, essa parceria através de um convênio, para que possa haver uma interação entre a Universidade, seus grupos de pesquisas e a Prefeitura de Campina Grande, via Secretaria de Planejamento”, ressaltou a reitora da UEPB

O professor e secretário Felix Neto comemorou a parceria e disse que, por meio da digitalização dos documentos e projetos da Seplan, a UEPB ajudará a salvar a história de Campina Grande. Será possível disponibilizar todo tipo de documento para pesquisas futuras sobre os projetos que criaram a cidade.

“Nós da Seplan estamos focados em dois grandes projetos que o prefeito Bruno determinou que fossem criados. São eles o Observatório de Gestão de Campina Grande e a Fundação do Patrimônio Histórico. Fomos à UEPB por considerar a importância estratégica dessa Instituição de Ensino na contribuição destes, tanto no que diz respeito aos dados da cidade, que são trabalhados e catalogados  pela Universidade, quanto pela possibilidade de contribuição efetiva na Fundação do Patrimônio Histórico e na recuperação documental. A reitora Célia Regina se colocou à disposição nessa parceria e vamos evoluir na linha do convênio”, disse o secretário.

Participaram ainda desta reunião, o chefe de gabinete da Reitoria, professor Luciano Albino, e um dos coordenadores da Fundação do Patrimônio Histórico de Campina Grande, o historiador Erik Brito.

Postar um comentário

0 Comentários