Sem máscaras, 200 alunos de Medicina fazem festa na Argentina

 

Sem nenhum distanciamento, apenas uma pessoa aparece com máscara em foto do evento

REPRODUÇÃO / INSTAGRAM

Estudantes se reuniram para a Bajada, uma tradicional comemoração que marca o início do último ano do curso

Em uma semana em que a Argentina voltou a ver uma disparada nos casos de infecções pelo novo coronavírus, imagens de uma festa com cerca de 200 alunos do curso de Medicina da Universidade Nacional de Rosario, sem praticamente nenhuma máscara ou distanciamento social geraram uma grande controvérsia no país.

O prefeito da cidade, Pablo Javkin, criticou os estudantes e pediu que seja feita uma investigação para saber como foi organizada a reunião e porque nenhum dos protocolos contra a covid-19 foi seguido.

"Particularmente, de uma faculdade ligada à área da saúde, é de onde eu menos esperaria. Temos que saber dos fatos não apenas pela indignação, que é justa, mas também para entender os limites", disse ele, em entrevista ao jornal Clarín. "Falamos de ventilação e ar livre, mas não se pode fazer tudo ao ar livre, é necessário usar máscara e fazer o distanciamento".

Festa às margens do rio

Realizada anualmente pelos alunos que chegam ao último período, a festa conhecida como "Bajada" aconteceu na praia fluvial do balneário La Florida, em Rosário, às margens do rio Paraná. Para chegar ao local onde eles se reuniram, é necessário pagar ingresso e no momento é proibido entrar com bebidas alcoólicas.

Além disso, os funcionários da segurança do local obrigam os frequentadores a se higienizarem antes de entrar e comunica as normas sanitárias. Na praia fluvial, há divisões para evitar que se formem grandes grupos com famílias ou amigos.

Os estudantes foram encontrados no setor de fumantes, que é separado das demais áreas por cordas. As fotos mostram todos aglomerados, sem distanciamento e apenas uma pessoa pode ser vista com máscara.

Alguns desses alunos tinham participado, dias atrás, de um protesto para pedir às autoridades uma permissão para já iniciar a prática medicinal e poder colaborar com as ações de combate à pandemia.

Eles também consumiam bebidas alcoólicas, que a administração do local disse que podem ter entrado por setores laterais, sem o conhecimento dos guardas.

Segundo a imprensa local, a festa aconteceu na tarde da última quarta-feira (31) e os alunos chegaram à praia em pequenos grupos. O evento começou às 14h e foi apenas às 18h que os responsáveis pelo balneário, com o apoio da guarda civil da cidade, pediram que eles se retirassem do local, o que os estudantes fizeram pacificamente.

"Isso vai contra tudo o que ensinamos e promovemos na faculdade", reclamou em uma rádio local o diretor da área de saúde da UNR, Jorge Molinas. Ele disse que soube do evento pelas redes sociais e que chamará os alunos para uma conversa.

A universidade retomou as aulas presenciais este ano, mas em grupos de apenas 6 estudantes de cada vez, e com uso de máscaras e distanciamento.


R7

Postar um comentário

0 Comentários