Secult vai promover curso de análise de texto com diretor teatral Humberto Lopes

 



A Prefeitura de Campina Grande, através da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), vai realizar um curso online de análise de texto com o diretor teatral Humberto Lopes. O curso será administrado de forma remota e acontecerá no período de 12 até 16 de abril, das 19h30 às 21h30, com carga horária total de 10 horas. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no site: www.sympla.com.br/tmsc até o dia 12 de abril. Ao finalizar a inscrição o participante receberá o link para participação do curso.


“Esse curso de análise de texto será ministrado por uma das maiores referências da dramaturgia paraibana, que é Humberto Lopes, e vem agregar valores na formação dos artistas. A Secretaria de Cultura, através do Teatro Municipal Severino Cabral, vai oferecer uma série de cursos gratuitos para os segmentos artísticos nas mais diversas linguagens, principalmente neste período de pandemia, em que a reclusão se faz necessária”, declarou a secretária de Cultura, Giseli Sampaio.


Para Giseli, as capacitações visam a fortalecer e instruir no que genuinamente a cultura e a arte podem construir, criando perspectivas de novas construções culturais para o que se prospecta no período de pós-pandemia


Humberto Lopes 


Humberto Lopes nasceu em Alto Santo, microrregião do Baixo Jaguaribe, no Ceará. Mudou-se ainda criança para a cidade de Campina Grande, onde cresceu e desenvolveu sua carreira. Hoje, Humberto Lopes reside em João Pessoa, mas realiza trabalhos no Teatro Municipal Severino Cabral, onde atua como oficineiro. É fundador do Grupo de Teatro 'Quem Tem Boca é Pra Gritar' e é professor de Artes Cênicas. Tem experiência em direção, encenação teatral, técnicas circenses e em arte e produção de audiovisual.


“O principal foco desta disciplina é explorar a análise de texto com atores, atrizes, diretores e diretoras de teatro bem como qualquer pessoa interessada, cujo objetivo maior é um minucioso mergulho nas intenções e possibilidades do texto teatral escrito. Para tanto, utilizaremos uma estrutura metodológica levando em consideração os pontos contraditórios, as rupturas, bem como dividir em cenas e subcenas para uma análise mais aprofundada, concluindo com a elaboração de uma fábula do mesmo”, destacou Humberto Lopes.


O curso é direcionado para atores e diretores, mas também para quem deseja aprimorar os conhecimentos de análise textual. Ao final do curso, receberão certificados os participantes que tiverem no mínimo 75% de presença e tenham realizado as atividades propostas pelo professor. O certificado ficará disponível na área do aluno.

Postar um comentário

0 Comentários