Secretaria de Saúde convoca mulheres para fazerem exame de detecção do câncer do colo do útero

 

O câncer do colo do útero é a quarta maior causa de mortes de mulheres no Brasil. Em função disso, a Secretaria de Saúde de Campina Grande está realizando a campanha “Não espere cair no Colo”, que é voltada para as mulheres com a finalidade de que elas busquem os serviços municipais de saúde para realizarem o exame de detecção da doença.

O exame citológico é orientado para todas as mulheres entre 25 e 64 anos de idade com vida sexual ativa ou que já tiveram relações sexuais. O objetivo é atingir aquelas que nunca realizaram o exame ou que fizeram há mais de três anos. O serviço é ofertado em todas as Unidades Básicas de Saúde, Centros de Saúde e Policlínicas.

Quanto mais cedo for descoberta a doença, maiores são as chances de cura, conforme explica a Coordenadora Municipal de Saúde da Mulher, Alekssandra Costa. “O exame do câncer do colo do útero é a principal estratégia para detectar lesões e fazer o diagnóstico precoce da doença. Sua realização periódica permite reduzir a ocorrência e a mortalidade pela doença”, explicou.

Ela também esclareceu que o exame, antes conhecido como Papanicolau, não é mais tão incômodo como antigamente. “O procedimento é indolor, simples e rápido. Pode, no máximo, causar um pequeno desconforto”, garantiu. Alekssandra assegurou também que o exame pode ser feito por gestantes, sem problemas para a saúde das grávidas e dos bebês, e que há um protocolo seguro para o procedimento com relação à covid-19.

O exame é realizado por agendamento, de acordo com o cronograma de cada unidade. “Para garantir um resultado correto, a mulher não deve ter relações sexuais no dia anterior ao procedimento, evitar também o uso de duchas, medicamentos vaginais e anticoncepcionais locais nas 48 horas anteriores à realização do exame. É importante também que não esteja menstruada porque a presença de sangue pode alterar o resultado”, finalizou Alekssandra.

Postar um comentário

0 Comentários