Prefeitura implanta “Onda Verde” em semáforos instalados no bairro da Prata

 

Novo sistema garante mais fluidez de trânsito para os veículos

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da STTP, está promovendo intervenção semafórica em ruas e avenidas do bairro da Prata, especificamente nas áreas consideradas de intenso fluxo de veículos. Todas estão recebendo o sistema “Onda Verde”, que auxilia na fluidez do trânsito.

A partir desta segunda-feira, 05, o motorista que trafegar em velocidade constante de 40km/h pela rua Pedro II (bairro da Prata), encontrará sempre a passagem liberada nos três semáforos. Isso acontecerá a partir do cruzamento da rua Siqueira Campos, onde os equipamentos estarão operando, de forma sincronizada, ainda em forma de testes até consolidação do setor responsável.

Para ativar a “Onda Verde” a Divisão de Sinalização Semafórica da STTP programou semáforos da localidade para que esses equipamentos permaneçam no sinal verde, de modo a permitir a passagem dos veículos por vários cruzamentos ao longo da rua Pedro II, evitando as desconfortáveis sequências de paradas.

Outra rua, que em breve também receberá o sistema “Onda Verde”, será a Rodrigues Alves, onde os cinco semáforos instalados a partir do Colégio Estadual da Prata serão sequenciados. Nesta via existiu a sincronização do parque semafórico. No entanto, o sistema estava paralisado. Agora está sendo necessária a recuperação dos equipamentos, danificados pelo tempo, e a atualização em todo o sistema para a sua efetivação.

Segundo o superintendente da STTP, Dunga Júnior, o sistema onda verde, nas vias de Campina Grande, funcionou de 2006 até 2011, quando os equipamentos foram apresentando defeitos e sendo necessária a substituição, perdendo, dessa forma, a sincronização. “Agora, estamos conseguindo fazer um planejamento dessa modernização gradativa para, inicialmente, colocarmos em operação em duas vias, com a perspectiva de ativar, em breve, a onda verde em mais corredores de grande fluxo”, disse o dirigente.

Além do investimento na troca e modernização dos semáforos, desde o início de 2019 a STTP tem executado serviços de melhoria da estrutura de manutenção dos equipamentos e de toda a sinalização de trânsito (vertical e horizontal).

A Onda Verde é o resultado da tecnologia aplicada à uma boa engenharia de tráfego, com objetivo de garantir o sincronismo dos equipamentos de sinalização. Os benefícios para o motorista, que trafega por vias atendidas pela onda verde, permite a redução do tempo de deslocamento e a redução no consumo de combustível, além de minimizar o estresse e irritação em horários de maior fluxo de veículos. Outra vantagem é facilitar o acesso e permitir mais agilidade para os veículos de emergência, a exemplo do Samu e do Corpo de Bombeiros.

Postar um comentário

0 Comentários