PMCG anuncia cadastramento geral dos profissionais de Saúde, para vacinação

 



Prefeito volta a criticar problemas de distribuição da vacina na Paraíba e assume compromisso de agilizar processo de imunização para as categorias do Município



O prefeito Bruno Cunha Lima manteve uma reunião, por cerca de duas horas, no final da tarde desta terça-feira, 6, com representantes dos Conselhos Regionais das seis principais profissões da área de Saúde; e de entidades dos segmentos ligados diretamente ao setor, com atuação na cidade. Ao final da reunião, o prefeito anunciou que a Prefeitura vai iniciar o cadastramento de todos os profissionais, para o recebimento das doses das vacinas contra a covid.


Durante o encontro, no Salão Nobre do Gabinete do Prefeito, Bruno fez uma explanação sobre as origens do desequilíbrio no processo de distribuição de vacinas, por parte do Governo do Estado, com reconhecidos prejuízos aos municípios; ressaltou a luta, com bons resultados, encetada por Campina para denunciar e resolver o problema; ouviu depoimentos; tirou dúvidas e, por fim, assumiu com o grupo altamente representativo dos mais de 11 mil profissionais que trabalham no município, o compromisso de fazer o cadastramento de todos, a curto prazo,  para aplicação das doses das vacinas anti-covid destinadas ao setor e anúncio de um calendário de imunização para as categorias.


Após agradecer a todos por terem aceito o convite para a reunião, Bruno Cunha Lima, que esteve acompanhado de sete secretários,  fez uma exposição didática sobre as falhas no processo de distribuição das vacinas na Paraíba, que terminaram por favorecer João Pessoa em detrimento dos outros 222 municípios. Reafirmando seu profundo respeito pela cidade, Bruno lamentou a destinação desequilibrada de doses para a capital, com base em premissas equivocadas sobre a aplicação de critérios: enquanto em praticamente todo o Estado prevaleceram como público-alvo os profissionais de saúde, lá o recorte foi mais amplo, contemplando todos os trabalhadores da saúde.


Segundo o prefeito, num levantamento feito junto a outras capitais nordestinas ou cidades de porte médio, Campina Grande mantém-se no mesmo ritmo de imunização em massa. O descompasso evidente, segundo ele, dá-se justamente pela clara possibilidade de se registrarem doses de sobra em João Pessoa.


Nesse sentido, a exemplo do Conselho Regional de Enfermagem ou os Ministérios Públicos Estadual, Federal e do Trabalho, a Prefeitura fez, através da Procuradoria Geral do Município, alertas ao Governo do Estado sobre o problema de origem, que não foi claramente corrigido em favor dos 222 municípios prejudicados, em relação à vacinação aos profissionais e trabalhadores da saúde. Foi acatada a proposta de preparação de um documento conjunto, pedindo providências às autoridades estaduais para revisão do problema.


Cadastramento


Um outro ponto importante construído na reunião entre Bruno, equipe e representantes dos Conselhos e entidades representativas, foi o lançamento de um site específico para o cadastramento geral dos profissionais de saúde de Campina Grande, que ainda não foram contemplados com os imunizantes encaminhados pelo governo federal. A Secretaria de Saúde ficou com a responsabilidade de preparar a página o mais breve possível, como também de informar um calendário de vacinação setorial, de acordo com os segmentos profissionais, no âmbito de Campina Grande. 


Presentes


Atenderam ao convite do prefeito os representantes dos Conselhos Regionais da Paraíba da área de saúde: Leonardo Marconi e Selda de Figueiredo (Odontologia); Luci Medeiros (Nutrição); Manoel Aureliano (Enfermagem); Ângela Soares (Fisioterapia); Tuta Cabral (Educação Física); e Clarissa Paranhos (Psicologia). Por parte das entidades, Evaldo Nóbrega (Sociedade Médica de Campina Grande); Larissa Ribeiro (Associação dos Profissionais de Enfermagem); e Fabrício Targino (Associação Paraibana dos Hospitais); além da médica Tereza Cristina Ventura, diretora da Unimed.


Acompanharam o prefeito na reunião os secretários Filipe Reul e seu adjunto Gilney Porto (Saúde); Gilbran Asfora (Chefe de Gabinete); Rosália Lucas (Desenvolvimento Econômico); Asfora Neto (Educação); e Laryssa Almeida (Ciência e Tecnologia). O procurador-geral do Município, Aécio Melo, e o coordenador de Comunicação da Prefeitura, Marcos Alfredo, também participaram do encontro.

Postar um comentário

0 Comentários