O Programa de Educação para Jovens e Adultos (EJA), oferecido pela Secretaria de Educação e Cultura (Sedec) de João Pessoa, é uma oportunidade para muita gente recuperar o tempo perdido e voltar a estudar. Para viabilizar esse acesso ao programa, nesta sexta-feira (09), a Secretaria de Habitação (Semhab) manteve uma equipe social de plantão durante o dia no Residencial Nice Oliveira, no bairro de Nova Mangabeira, e no Residencial Saturnino de Brito, no Distrito Mecânico, para matricular pessoas interessadas.

Na próxima segunda-feira (12), o plantão vai ser no Residencial Vista Verde I, no bairro das Indústrias. Nos residenciais Colinas de Gramame e Vista Alegre, o trabalho já foi realizado.

A secretária de Habitação, Socorro Gadelha, explicou que esse trabalho é resultado de uma parceria com a Secretaria de Educação e segue a recomendação do prefeito Cícero Lucena, que tem como meta “Cuidar da Cidade e também das pessoas”. “Fazemos o acompanhamento dos moradores dos residenciais construídos pela Prefeitura, através do Programa Pós-ocupacional. Na convivência, nossa equipe social identificou pessoas que deixaram de estudar por diversos motivos e gostariam de voltar a sala de aula. Fizemos contato com a Secretaria de Educação e agora estamos fazendo as matriculas para a EJA,” explicou.

A logística para realização das aulas ainda vai ser definida com a Sedec, mas os encontros devem ser nos próprios residenciais, obedecendo o distanciamento social e as regras sanitárias por causa da pandemia.

Reforço no aprendizado – Socorro Gadelha também falou de uma outra parceria com a Secretaria de Educação. Um reforço escolar para crianças e adolescentes com dificuldade no aprendizado de alguma disciplina, já que as aulas na rede pública estão no momento sendo remotas.

José Ildeberto de Lima, secretário executivo da Habitação, ressaltou que estudar é uma necessidade imposta pelo mundo moderno, mas que por diversos motivos as pessoas são obrigadas a abandonar os estudos, seja para trabalhar ou pela falta de oportunidade de ter acesso a escola. “O prefeito Cícero Lucena tem conhecimento dessa realidade e por isso se preocupa em oferecer uma nova oportunidade a essas pessoas, que vão ter na EJA a chance de recuperar o tempo perdido e adquirir conhecimento para melhorar de vida e ter mais oportunidade no mercado de trabalho”, afirmou.

Postar um comentário

0 Comentários