Flamengo conquista bicampeonato da Supercopa sobre Palmeiras

 

Em decisão emocionante e recheada de gols bonitos, Flamengo bate o Palmeiras na decisão de pênaltis após 2 x 2 no tempo regular

(crédito: Ed Alves/CB/D.A. Press)

O clima para a decisão da Supercopa do Brasil entre Flamengo e Palmeira, na manhã deste domingo (11/4), foi completamente diferente da última vez que o Estádio Mané Garrincha recebeu público para um grande jogo — justamente na final da mesma competição, que acabou com o título do rubro-negro sobre o Athletico-PR, por 3 x 0, em fevereiro de 2021, com a presença de 48.009 torcedores. A vibração da torcida fez uma falta desconcertante. Mas os times compensaram como puderam dentro de campo, em um jogo recheado de jogadas e defesas de tirar o fôlego, quatro gols, expulsão de técnico e definição do supercampeão no finalzinho / nos pênaltis.

O Palmeiras começou o jogo mais ligado e a marcação alta para pressionar a saída de bola surtiu efeito logo no primeiro minuto. Após o goleiro Diego Alves rifar a bola pressionado pela marcação alta, Felipe Melo resvalou, dando um presente para Rahael Veiga, que recebeu perto da área. O atacante bateu com a parte de fora do pé para dar uma meia lua desconcertante sobre Willian Arão e sair de cara para o goleiro e tocar para o fundo da rede. O primeiro lance da partida já mostrava como seria o ritmo do da decisão: agitada e cheia de gols.

O Flamengo estava com dificuldades na criação nos primeiros 20 minutos. Apenas aos 18, criou a primeira grande chance de gol. Em jogada bem trabalhada pelo lado direito, Diego finalizou de longe e Weverton espalmou para fora. Foi o suficiente para o time despertar. Dois minutos depois, Arrascaeta também finalizou com perigo e, aos 22, o uruguaio encontrou Filipe Luís dentro da área. O lateral deu um drible seco sobre o zagueiro Luan e chutou na trave. A bola sobrou para Gabriel Barbosa completar para o fundo da rede e deixar a decisão empatada em 1 x 1.

Aos 40, o árbitro Leandro Pedro Vuaden apontou pênalti para o Palmeiras quando Isla parou com falta a jogada de Wesley, após receber a bola próximo à grande área e cortar o lateral. Depois, porém, o VAR revisou o lance e a marcação foi revertida para falta por centímetros de distância da demarcação. A partir de então, Diego Alves passou a ser um novo protagonista do jogo pelo lado do Flamengo. Ele buscou a cobrança de falta de Raphael Veiga no ângulo no lance seguinte e acumulou defesas salvadoras até pegar quatro cobranças na decisão por pênaltis que definiu o supercampeão na edição de 2021 do torneio.

Pelo Palmeiras, Weverton não ficou atrás. Ainda aos 44, defendeu uma finalização do Bruno Henrique de dentro da pequena área que tinha endereço certo. Mas não conseguiu impedir o gol da virada do Flamengo nos acréscimos do primeiro tempo. Aos 48, Arrascaeta recebeu na esquerda de Bruno Henrique, conduziu para o centro limpando a marcação e chutou colocado, no canto direito de Weverton. Mais um golaço para a conta da decisão disputada em Brasília.

Antes do intervalo, o técnico Abel Ferreira reclamou muito da arbitragem e acabou expulso com dois cartões amarelos. O português acompanhou o restante do jogo da tribuna de imprensa, localizado no alto da arquibancada do estádio. Nervoso, o comandante ainda discutiu com alguns profissionais que faziam a cobertura do Flamengo. De longe do gramado, Abel também viu o Palmeiras voltar mais agressivo que o adversário para o segundo tempo. Mas as chances mais claras no início da segunda parcial foram criadas por Gabigol. Uma que parou em Weverton e outra que passou perto do gol.

As principais oportunidades do Verdão foram pelo alto, com Gustavo Gómez e Gabriel Verón em dois lances seguidos. Mas o gol saiu em cobrança de pênalti, marcado pelo puxão de Rodrigo Caio na camisa de Rony, aos 26 minutos. Raphael Veiga voltou a deixar tudo igual no confronto: 2 x 2. O jogo foi eletrizante até o fim, com equilíbrio e chance para os dois lados. Aos 40, Weverton contou a ajuda da trave para evitar o gol de Vitinho pelo Flamengo. Já nos acréscimos, Gabriel teve a chance do gol do título, mas o clube carioca voltou a parar na boa defesa de Weverton.

Com direito a muita emoção, o campeão foi definido nos pênaltis. Diego Alves defendeu quatro cobranças e coube a Rodrigo Caio decretar o título de bicampeão da Supercopa do Brasil para os rubro-negros. Após o empate em 2 x 2 no tempo regular, o Flamengo venceu o Palmeiras por 6 x 5 nos pênaltis. Arrascaeta saiu eleito o melhor do jogo.


Por Correiobraziliense

Postar um comentário

0 Comentários