Seplan vai criar estudo para desenvolver projeto sustentável de energia solar para Campina Grande

 

A Prefeitura de Campina Grande, através da secretaria de Planejamento, Gestão e Transparência, está encabeçando um estudo solicitado pelo prefeito Bruno Cunha Lima, para a criação de um projeto de usina de energia solar no município.

Com o objetivo de iniciar as discussões sobre a temática, será realizada uma videoconferência, nesta sexta-feira, 26, entre o secretário de Planejamento, Felix Araújo Neto, o deputado federal, Pedro Cunha Lima, e representantes do Insa/MCTI,  para articular como deverá ser feita a captação de recursos para implantação da usina, se através de parceria público privada, ou por meio de recursos públicos municipais e federais.

O secretário de Planejamento Felix Neto disse que a Seplan irá provocar a participação das universidades de Campina Grande e outras secretarias municipais na criação do projeto, que visa a implementação de uma reserva estratégica de energia sustentável, através da energia solar.

“É mais benéfica ao meio ambiente e, além disso, promove a redução de custos da máquina pública, diminuindo significativamente, ou até zerando, o que a Prefeitura de Campina Grande investe em relação ao pagamento de energia no município como um todo”, afirmou.

O secretário disse ainda que, inicialmente, o projeto deverá beneficiar os prédios públicos em geral, incluindo as unidades de saúde e destacou que há cidades no país que são exemplos exitosos com a utilização dessa tecnologia. Ele acredita que Campina Grande tem potencial para alavancar este lugar na Paraíba.

“Existem outras cidades que são exemplos exitosos e Campina Grande tem possibilidade de implantação de uma reserva energética para a cidade. Já provocamos o deputado Pedro Cunha Lima sobre esse projeto e também o INSA e estamos estudando para que possamos iniciar o projeto, efetivamente, em nossa cidade”, concluiu.

Postar um comentário

0 Comentários