Revitalização do Parque Evaldo Cruz será alvo de seminário a ser promovido pela Prefeitura de Campina Grande

 

Prefeito Bruno Cunha Lima quer aprofundar, com a cidade, debate sobre a requalificação do espaço icônico do Centro

O prefeito Bruno Cunha Lima presidiu, nesta sexta-feira, 5, na Estação Cidadania, nas Malvinas, uma reunião com a presença de dez dos seus secretários, para tratar do projeto de revitalização do Parque Evaldo Cruz (Açude Novo), uma das principais áreas de lazer da cidade. Segundo Bruno, é preciso que aconteça a reconquista do tradicional parque, garantindo-se o convívio social e a plena recuperação de um dos principais cartões de visita da cidade. 

Para tanto, o futuro projeto de revitalização será alvo de um seminário, que vai levantar ideias e sugestões, a serem formuladas por representantes de todos os segmentos sociais de Campina Grande. O prefeito explicou que as propostas objetivam a criação de um definitivo projeto, capaz de fazer com a que cidade reconquiste um espaço onde todos possam desfrutar de lazer, cultura, sociabilidade e integração turística. 

Além do prefeito e dos secretários, marcaram presença à reunião, a primeira-dama, Juliana Cunha Lima; o vice-prefeito, Lucas Ribeiro; o famoso restaurador Flávio Capitulino; e muitas outras personalidades ligadas à cultura. Houve uma exposição dos problemas e sugestões de intervenção no Parque do Açude Novo, por parte dos arquitetos Túlio Duda (secretário executivo da Seplan); e Aida Pontes. 

De acordo com os arquitetos, atualmente o parque sofre com problemas como dificuldades de acesso, insegurança, poluição e trânsito, desestimulando a população a frequentar aquela área de lazer da cidade. Eles propõem, num “mapa de diretrizes”, que sejam viabilizadas ações destinadas a promover a integração do parque com as demais áreas coletivas da cidade, além da melhoria do acesso de pedestres, reabilitação do obelisco e da fonte, implantação de área para a prática de esportes, iluminação eficaz e concha acústica, para o teatro de arena; entre muitas outras ações. 

Importância da reunião 

Durante o encontro, o secretário municipal de Planejamento, Félix Araújo Neto, destacou a importância da reunião pois, em sua visão, o parque é um dos mais importantes equipamentos comunitários de Campina Grande. Por isso, com a realização de um amplo seminário, a coletividade poderá opinar acerca do que pode ser feito para resgatar aquele espaço como área de lazer, sociabilidade e cultura. 

Por sua vez, o restaurador de obras Flávio Capitulino, de renome internacional, alertou para a importância da restauração de equipamentos culturais da cidade, a exemplo do antigo Museu de Arte. Ele, inclusive, assumiu o compromisso de trazer para Campina Grande exposições de nível internacional, como a de Picasso, caso seja viabilizada a restauração do Museu, onde atualmente funciona a Secretaria de Cultura. 

Presenças 

Estiveram acompanhando a reunião os secretários Félix Neto (Seplan), Rosália Lucas (Desenvolvimento Econômico), Laryssa Almeida (Ciência e Tecnologia), Raimundo Asfora (Educação), Fernanda Ribeiro (Obras), Dinho (Sejel), Gisele Sampaio (Cultura), Geraldo Nobre (Sesuma); o presidente da Urbema, João Batista; o vereador Marinaldo Cardoso (presidente da Câmara Municipal); entre outras autoridade.

Postar um comentário

0 Comentários