MPs cobram revisão das vacinas enviadas a trabalhadores da saúde em João Pessoa

 

Os Ministérios Públicos (Federal, Estadual e do Trabalho) cobram do governo da Paraíba a revisão da distribuição das vacinas enviadas à prefeitura de João Pessoa para os profissionais de saúde. Segundo o ofício, enviado nesta segunda-feira (22) ao secretário de Saúde Geraldo Medeiros, houve erro no cálculo das doses destinadas aos profissionais da saúde da capital.

O questionamento tem por base a decisão judicial do TRF da 5ª Região, tomada na última semana, determinando que João Pessoa pode destinar até 6% das doses recebidas ou que vier a receber para os seus profissionais de saúde envolvidos no combate da Pandemia da Covid-19.

Para os MP, o percentual deve ser calculado com base no total de doses que o Ministério da Saúde indicou para trabalhadores de saúde de João Pessoa e não, no total desses trabalhadores de saúde estimado para o município, como teria feito a SES na distribuição deste último lote com 91,5 mil, enviadas no fim semana aos municípios paraibanos.

A orientação dos MPs é para que na próxima rodada de distribuição de doses de vacinas covid-19, a SES faça a correção imediata da situação e eventuais compensações cabíveis em favor dos demais 222 municípios paraibanos.

Em nota, a SES negou irregularidades e afirmou que o único critério adotado para o cálculo de doses é a população de cada público alvo.

Os demais municípios, segundo a SES, receberão este quantitativo nas remessas seguintes, cumprindo todo o cronograma de imunização dentro da população a ser vacinada em cada público alvo.


JornaldaParaíba/ConversaPolítica

Postar um comentário

0 Comentários