Ministério autoriza uso de todas vacinas disponíveis para 1ª dose

 

Uso de doses armazenadas vai acelerar vacinação do Brasil

JOÃO NOGUEIRA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO - 20.3.2021

O Ministério da Saúde autorizou na tarde deste domingo (21), que todas as vacinas disponíveis sejam aplicadas na primeira dose, inclusive as que estão armazenadas nos Estados e Municípios para reforço já devem ser usadas. 

No último sábado, o ministro Eduardo Panzuello tinha autorizado uso para a primeira dose somente do lote de 5 milhões de imunizantes, que está sendo distribuindo desde hoje.

De acordo com o comunicado do Ministério, a antecipação foi possível devido à confirmação de novas entregas do Instituto Butantan, produtor da CoronaVac, e da Fiocruz, responsável pela Oxford. As duas instituições acelaram a produção, após confirmação da chegada de matéria-prima (IFA) da China. 

As decisões têm o objetivo de acelerar a vacinação no Brasil, considerada lenta por especialistas e médicos brasileiros. "Com a liberação para aplicação de imediato de todo o estoque de vacinas guardadas nas secretarias municipais, vamos conseguir dobrar a aplicação esta semana, imunizando uma grande quantidade da população brasileira, salvando e protegendo mais vidas” afirmou o ministro Pazuello.

O Brasil está com 11,9 milhões de infectados, 292.752 mortos e quase 12 milhões de pessoas receberam a primeira dose de vacina. 


R7

Postar um comentário

0 Comentários