Geração de Empregos: Campina Grande abriu 205 novos postos de trabalho no mês de janeiro

Atualização do CAGED mostrou que cidade segue oferecendo oportunidades de emprego 

O relatório do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) divulgado na última terça-feira, 16, pelo Ministério da Economia, mostra que Campina Grande continua apresentando dados positivos na geração de empregos. Em janeiro deste ano, por exemplo, 2.456 pessoas foram contratadas e 2.251 demitidas. Essa relação corresponde a 205 novos postos de trabalho, com carteira assinada, abertos na cidade.

A geração de empregos para a população de Campina Grande tem sido um dos principais compromissos da gestão do prefeito Bruno Cunha Lima. Para tanto, a Prefeitura Municipal tem trabalhado com foco na atração de novas empresas e no fortalecimento das já existentes.

Os números positivos da cidade mostram foram impulsionados pelo setor da Construção Civil que abriu, somente no mês de janeiro, 102 novos postos de trabalho. Em seguida estão o comércio (82) e setor de serviços (61). Por outro lado, a indústria encerrou o mesmo mês com saldo negativo de 41 vagas.

A função de vendedor de loja do varejo aparece com o maior índice de rotatividade e com o melhor saldo entre as demais profissões. Foram 813 contratações e 625 demissões, deixando o saldo de 188 vagas. 

O CAGED mostrou também que os novos postos de trabalho, abertos na cidade, foram ocupados por trabalhadores do gênero masculino. Já as mulheres fecharam o mês de janeiro com saldo negativo de menos uma vaga.

Em relação ao grau de escolaridade exigido pelos empregadores, a maioria das vagas preenchidas exigiu, no mínimo, o nível superior incompleto. A média de idade dos trabalhadores contratados no período varia entre 18 e 24 anos.

Números positivos com a flexibilização da economia 

Desde julho de 2020, quando a Prefeitura de Campina Grande iniciou o processo de flexibilização das atividades econômicas, a cidade vem apresentando números positivos na geração de empregos, tendo encerrado o ano passado com mais de seis mil postos de trabalho abertos.

Na avaliação da secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Rosália Lucas, o número positivo revela o trabalho desenvolvido pela gestão municipal para criar atrativos, visando à instalação de empresas na cidade e o diálogo com os setores produtivos para entender suas respectivas demandas.

“Sabemos que o momento é de dificuldade, devido à pandemia do novo coronavírus. Porém, a Prefeitura de Campina Grande nunca se furtou a dialogar com os setores da nossa economia e essas ações têm feito a diferença para aquelas empresas que se instalam na nossa cidade ou querem ampliar suas operações”, ressaltou Rosália.







Postar um comentário

0 Comentários