Educador físico comenta sobre benefícios e malefícios de praticar exercícios durante a pandemia

 

Durante a participação no Jornal da Manhã, da Rádio Caturité, neste sábado (20), o educador físico Stefano Morais, comentou sobre os benefícios e malefícios do exercício físico na pandemia de coronavírus.

De acordo com ele, a Covid-19 ataca diretamente o organismo humano, provocando, por exemplo, batimentos mais acelerados, trabalho pulmonar reduzido e até problemas nas articulações, e o exercício físico pode contribuir para combater esses agravos.

“junto a isso, ainda melhora sua capacidade cardiorespiratória diretamente, e também tem os fatores indiretos, que aumenta sua imunidade, a prática do exercício faz você dormir e se alimentar melhor”, completou.

Contudo, Stefano alertou para o excesso de atividade e/ou a realização dessas atividades em uma intensidade além do padrão do indivíduo.

“Geralmente, a pessoa está começando a fazer exercício e acha que pode fazer por conta própria e ir aumentando sem ser gradativo, isso pode prejudicar, e também pode ser prejudicial se fizer várias vezes no dia, é importante você saber seus limites. Não adianta começar a caminhar ontem e hoje já querer correr, é uma coisa escalonada, se possível com um profissional de educação física orientando”.

Outro ponto em destaque na entrevista do educador físico, foi a utilização de máscara durante as práticas de exercício.

Ele indicou que, caso o exercício seja de alta intensidade, como uma corrida, é indicado que o praticante busque um local mais isolado para que possa tirar a máscara.

“Pode ser prejudicial porque quando nós fazemos um exercício como a corrida a frequência respiratória aumenta bastante, então a demanda de oxigênio sobe e isso não consegue ser expelido com a máscara. Fica até perigoso, porque essa frequência respiratória muito alta ela quebra aquela questão da proteção da máscara, praticamente fica com proliferação fúngica, podendo vir ocasionar outros problemas”, ponderou.

Outras dúvidas foram respondidas pelo profissional. Ouça a entrevista na íntegra:

Paraíbaonline

Postar um comentário

0 Comentários