Cajazeiras tem a 3º maior incidência de raios na Paraíba


Em média 200 mil raios caem durante um ano na Paraíba, de acordo com os dados do Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat), do Centro de Ciências do Sistema Terrestre do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). No estado, o Sertão é a região mais atingida pelas descargas elétricas, por causa do fator climático.

Ao todo, no Brasil, são cerca de 75 milhões de raios ao ano. “A explicação é geográfica: é o maior país da zona tropical do planeta – área central onde o clima é mais quente e, portanto mais favorável à formação de tempestades e de raios”, explicou Osmar Pinto Júnior, coordenador do Elat.

Como as altas temperaturas e a umidade do ar são fatores que favorecem a formação de raios, as estações de verão e primavera são as que possuem mais registros, correspondendo a 43% e 33% de mortes por raios, respectivamente, entre os anos de 2000 a 2019, segundo dados do Elat. No outono, as mortes foram de 16%, enquanto no inverno foram registradas 8%.

As fortes chuvas do último fim de semana em João Pessoa acarretaram em relâmpagos e trovões, o que, consequentemente, apontam a presença de raios na tempestade. Na Paraíba, o Sertão é a região mais atingida pelas descargas elétricas, com Pombal, Sousa e Cajazeiras entre os três municípios com maior incidência.

Paraíba: 10 municípios com maior incidência de raios (em milhares)

Pombal: 3,1

Sousa: 3,0

Cajazeiras: 2,2

São José de Piranhas: 2,1

São José de Espinharas: 1,8

São João do Rio do Peixe: 1,7

Piancó: 1,5

Paulista: 1,4

Belém do Brejo do Cruz: 1,4

Catolé do Rocha: 1,4



AUnião


Postar um comentário

0 Comentários