STTP faz comando educativo de nova campanha de trânsito

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Divisão de Educação da STTP, desenvolveu uma nova campanha de conscientização sobre o uso correto e o respeito à faixa de pedestres. As ações foram iniciadas na manhã do último sábado, 13 de fevereiro, em um ponto estratégico da avenida Floriano Peixoto, mais precisamente no trecho de ligação com a feirinha do bairro das Malvinas e do Hospital de Trauma.

O tema escolhido para a campanha “É na Faixa que o Respeito Pede Passagem”, visa conscientizar pedestres a transitar com segurança nas vias, utilizando as faixas de travessia e incentivando também os condutores a reduzirem a velocidade e pararem o veículo, aguardando até que o pedestre conclua a travessia em segurança.  

Segundo o Superintendente da STTP, Dunga Júnior, o local escolhido para a ação inaugural da campanha, não por acaso, trata-se de um trecho onde o pedestre tem bastante dificuldade na travessia da faixa e que, mesmo com a sinalização no local, os motoristas não respeitam.  

“O foco da campanha é, principalmente, a conscientização dos condutores sobre o cumprimento de seus direitos e deveres. Havíamos recebido o apelo de uma moradora do bairro citado, dona Marineide, que clamava por uma ação efetiva da STTP exatamente nesse trecho da Floriano Peixoto, nas imediações do Hospital de Trauma. No local existem faixas de pedestres as quais os moradores utilizam, para o acesso à feirinha do bairro. No entanto, os condutores não respeitam o limite de velocidade nem a parada para a travessia na faixa”, disse Dunga Júnior.    

Ação educativa – Durante 30 dias acontecerão ações educativas no referido trecho. Na ocasião, agentes de trânsito realizarão um ponto base de fiscalização e de orientação aos condutores e pedestres. Equipes de monitores da Divisão de Educação de Trânsito também atuarão nos comandos educativos, dispondo de informativos digitais, através de QR Code, e a exposição de faixas e banners informativos.  

Sinalização reforçada – Ainda segundo Dunga Júnior, como parte do plano de ação de fiscalização e monitoramento do trecho daquela via, a STTP já fez a reestruturação da sinalização horizontal (com pinturas de legendas) e de sinalização vertical, com o reforço de placas, além da implantação de um equipamento de fiscalização eletrônica (radar) como forma de harmonizar a relação pedestres/motoristas.

No trânsito, os mais vulneráveis são as crianças e os idosos. Enquanto as crianças têm uma menor percepção de perigo, os idosos apresentam menor mobilidade e agilidade. O dirigente da STTP destaca ainda, que o trânsito não é assunto somente para quem está dirigindo. Para Dunga Júnior, não basta apenas utilizar a faixa de pedestre. É preciso ter cuidado ao atravessar, principalmente onde não há semáforo. A preferência é do pedestre. Entretanto, o mesmo só deve fazer a travessia quando o carro estiver parado. Essa é a dica da STTP.

As ações da campanha “É na Faixa que o Respeito Pede Passagem” também serão estendidas para outras áreas da cidade, conforme cronograma de intervenções da Divisão de Educação de Trânsito da STTP.

Postar um comentário

0 Comentários