INOVAÇÃO: STTP implanta sinalização com QR Code para auxiliar usuários do Terminal de Integração


A partir desta sexta-feira, 26, placas nas plataformas informarão, sobre horários de embarque, em tempo real

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos, está implantando mais uma ferramenta com objetivo de otimizar o atendimento prestado ao usuários do transporte coletivo, que utilizam o Terminal de Integração. A partir desta sexta-feira, 26, passa a funcionar o projeto "Integração Inteligente", por meio do qual, todas as plataformas de embarque estarão recebendo adesivos e placas com QR Code – código de barras em 2D, que pode ser escaneado por smartphones e pelo qual cidadão poderá verificar quais linhas atendem aquela plataforma e os horários dos próximos veículos..

De acordo com o superintendente da STTP, Dunga Júnior, quem precisa diariamente de transporte público, sabe que nem sempre é fácil identificar quais itinerários passam por determinados pontos de ônibus e, principalmente, os horários em tempo real. 

Neste sentido, como forma de ajudar o usuário, a Divisão de Controle Operacional de Transportes da STTP trabalhou na nova ferramenta, pela qual o usuário do transporte coletivo, em alguns casos, precisará baixar um aplicativo de leitor QR Code e ter acesso à internet, pelo celular, para utilizar o serviço, ou se conectar à rede wi-fi gratuita disponibilizada no próprio Terminal. 

"Estamos avançando e muito na tecnologia da informação, em tempo real, para beneficiar os passageiros do transporte coletivo. No Terminal, tínhamos algumas TV's que disponibilizavam esse horários, também em tempo real, através dos Gps dos ônibus. Mas, infelizmente, o vandalismo danificou alguns dos equipamentos. Já em outros quatro pontos da Avenida Floriano Peixoto, o usuário também recebe informações desses horários, através dos painéis de mensagens variáveis (PMV) e, agora, temos mais essa novidade nas plataformas do nosso Terminal de Integração", disse Dunga.  

Com a nova ferramenta de identificação, a partir de agora, quem utiliza o Terminal de Integração pode apontar a câmara do seu smartphone para as placas e será possível receber informações sobre as linhas previstas para embarque e com horários em tempo real, em uma das 12 plataformas. 

Ainda conforme o dirigente da STTP, a implantação do projeto "Terminal Inteligente" é resultado de uma proposta de estudos técnicos de sistema de informação geográfica, de mapeamento dos pontos de ônibus, monitoramento de rotas e de sinalização visual e inteligente, aplicadas e desenvolvidas pela equipe da Gerencia de Transportes.

Postar um comentário

0 Comentários