Vereadora Fabiana Gomes recebe representantes da comunidade de Libras da UFCG e UEPB e se sensibiliza com a causa


A vereadora Fabiana Gomes recebeu, na manhã desta terça-feira (19), em seu gabinete, uma comitiva de representantes da comunidade de Libras da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e da Universidade Estadual da Paraíba. Na oportunidade, foram discutidos temas e sugestões para projetos de lei de interesse da comunidade surda.

Fabiana Gomes reafirmou seu compromisso com a comunidade surda de Campina Grande e de pronto disponibilizou seu gabinete para atender aos pleitos advindos da categoria. “Me sinto honrada com a visita dos representantes de Libras da UFCG e da UEPB, apesar de já ter alguns projetos de lei protocolados na Câmara que contemplam a comunidade surda”, pontuou.

As sugestões apresentadas pelos professores, Dr. Luciano Luceno Trajano e o Mestre Ricardo Ferreira da UEPB e Dr. José de Arimateia Frazão da UFCG à vereadora Fabiana Gomes foram: estimular o mercado de trabalho para atender a comunidade surda, Libras para idosos, inserção da Libras no site da Câmara Municipal de Campina Grande, implantação da Libras na Educação, preparar agentes multiplicadores da Libras, fomentar a presença de surdos na STTP e outros órgãos municipais, Igrejas, no esporte, na área jurídica, promoção de cursos básicos em Libras acessível à comunidade, dentre outras.

A parlamentar se comprometeu em apresentar proposituras que ampliem a acessibilidade e a inclusão da Libras no município de Campina Grande, por entender que é uma necessidade urgente. “Nós temos a Libras como nossa segunda Língua oficial, então nada mais justo que disseminá-la, não apenas para a comunidade surda, mas para todos os interessados em interagir através da língua de sinais”, destacou Fabiana Gomes.

Para a vereadora, Fabiana Gomes todos precisam saber Libras para se comunicar melhor e para que haja mais interação, possibilitando que os surdos possam trabalhar em diferentes áreas, dialogar sobre diversos assuntos, o que é importante para a sociedade em geral. “Infelizmente essa ausência de domínio da Libras, acarreta muitos constrangimentos e falta de respeito diante da comunidade surda. Então, creio que se tivermos o domínio da Libras, as relações interpessoais terão um ganho imensurável”, finalizou.

Postar um comentário

0 Comentários