Trump é flagrado em grampo telefônico pressionando por recontagem de votos

 


O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi flagrado em áudio obtido e divulgado pelo jornal norte-americano The Washington Post tentando dar um golpe de Estado por meio de fraude nas eleições presidenciais no país em novembro de 2020.


Na gravação, Trump pede ao colega republicano e secretário de Estado da Geórgia, Brad Raffensperger, que "encontre" votos suficientes na região para reverter a vitória de seu adversário, Joe Biden - que mais tarde foi declarado vencedor do pleito.


Na conversa com Raffensperger, Trump, segundo a publicação, "tentou bajulá-lo, implorou-lhe para agir e ameaçou-o com vagas consequências criminais se o secretário de Estado se recusasse a prosseguir com suas falsas alegações, a certa altura alertando que Raffensperger estava assumindo 'um grande risco'".

Raffensperger então responde, afirmando que Trump estaria contando com teorias da conspiração e que a vitória de Biden na Geórgia por 11.779 votos foi justa e precisa.


“O povo da Geórgia está com raiva, o povo do país está com raiva. E não há nada de errado em dizer, você sabe, hum, que você recalculou", disse Trump. Mais tarde, o presidente sugeriu diretamente que o secretário adulterasse o resultado da votação. “Tudo que eu quero fazer é isso. Só quero encontrar 11.780 votos, um a mais do que nós. Porque ganhamos o estado".


Ouça o áudio:

Postar um comentário

0 Comentários