Secretário Nacional de Governo Digital parabeniza gestão de Campina Grande por adesão ao RedeGovBr

 


Campina grande, conhecida pelo seu pioneirismo é a primeira cidade do nordeste a fazer parte da Rede gov.br quem tem como finalidade, desburocratizar e modernizar os serviços públicos. Um importante passo em direção à modernização e transformação digital do Município.

O Prefeito Bruno Cunha Lima, acompanhado da Secretária de Ciência Tecnologia e inovação, Larissa Almeida, assinou o termo de adesão do município de Campina Grande à Rede Gov.BR, a Rede Nacional de Governo Digital.

Vinculado ao Ministério da Economia, o programa objetiva impulsionar e integrar as iniciativas para um governo 100% digital. O secretário de Governo Digital do Ministério da Economia, Luís Felipe Monteiro, responsável pelo projeto, representou o Governo Federal no ato de assinatura.

A secretária, Laryssa Almeida, considera o programa um progresso singular na eliminação de burocracias e de custos desnecessários. Laryssa avalia que o compartilhamento de informações entre as administrações e a expansão das soluções tecnológicas são duas ações que contribuem para ampliar o leque e a qualidade dos serviços disponibilizados aos cidadãos.

O que é a Rede gov.Br?

A Rede Nacional de Governo Digital (Rede Gov.Br) é um ambiente de colaboração, intercâmbio, engajamento, articulação e cocriação de propostas inovadoras relacionadas à temática de transformação digital no setor público. Será formada por entes no âmbito da União, Estados, Distrito Federal e Municípios, bem como por entidades privadas e do terceiro setor interessadas.

Quais benefícios são esperados com a adesão à rede gov.Br?

• Apoio na simplificação da prestação de serviço público
• Integração de iniciativas comuns
• Maior proximidade entre a gestão e o cidadão
• Economia de tempo e custo
• Sinergia entre as diferentes esferas
• Ambiente propício à inovação

Quais os serviços desta rede?

1. Transformação de Serviços Públicos

Transformação dos serviços públicos, orientados pela perspectiva dos cidadãos e empresas, buscando a simplificação e a oferta de serviços por meio de canais digitais.

2. Adesão às plataformas digitais

Plataformas digitais para centralizar serviços ofertados, autenticar de forma unificada os usuários, compartilhar e analisar dados e informações, facilitar a integração entre sistemas.

3. Programa de Desenvolvimento de Capacidades

Conjunto de iniciativas para contribuírem na capacitação profissional e no desenvolvimento de profissionais fundamentais à era digital, para que o Estado forneça serviços ao cidadão de forma simplificada, acessível, inteligente e personalizada.

4. Repositório unificado de soluções

Diversidade de soluções informatizadas para o atendimento de problemas comuns, onde o reuso e a colaboração favorecerão a economia de gastos e o combate ao paralelismo de investimento de esforços no desenvolvimento de soluções que podem ser reaproveitadas.

5. Observatório de Transformação Digital

Visão centralizada das iniciativas relacionadas à transformação Digital, bem como da evolução e melhoria contínua na prestação de serviços públicos por meio digital.

6. LabGov.Br – Novas Tecnologias

Espaço para análise e experimentação de novas tecnologias para o aprimoramento da prestação de serviços públicos digitais.

O que significa aderir à rede gov.Br?

• O Município se compromete a promover a ampliação contínua da oferta de serviços públicos em meio digital, respeitando as diretrizes e regras sobre a oferta dos serviços públicos digitais e sobre a simplificação do atendimento prestado aos usuários dos serviços (decreto federal Nº 8.936, de 19 DE dezembro de 2016, e no decreto federal nº 9.094, de 17 DE julho de 2017).

• O Município se compromete a utilizar e fomentar o uso das plataformas e soluções compartilhadas disponíveis no âmbito da Rede Gov.Br, unindo esforços para atuar de forma integrada e colaborativa no desenvolvimento e avanço da transformação digital no setor público;

• O Município se compromete a fomentar e apoiar as iniciativas no âmbito da Rede Gov.Br para promoção de ações de modernização e digitalização de serviços públicos;

• O Município se compromete a compartilhar e integrar dados e informações para contribuir na construção de uma visão integrada e sistêmica sobre a realização das políticas públicas e prestação de serviços públicos;

• O Município se compromete a realizar e promover ações de valorização e qualificação dos servidores atuantes com a temática de transformação digital;

• O Estado se compromete a participar, ativamente, das atividades e ações propostas pela Rede Gov.Br;

• O Município se compromete a cooperar no compartilhamento de experiências, boas práticas, novos serviços e soluções, contribuindo para a gestão do conhecimento, aprimoramento e aprendizado contínuo na Rede Gov.Br.

Postar um comentário

0 Comentários