Enem teve abstenção recorde de 55,3% no segundo dia de prova

 

Com índice de abstenção histórico, chega ao fim a edição impressa do Enem 2020

GIULIANO GOMES / FOLHAPRESS - 24.01.2021

MEC e Inep apresentam balanço do número de estudantes que realizaram a prova, realizado neste domingo (24)


"Tudo correu com tranquilidade, sem complicações", afirmou Lopes. No entando, a abstenção neste segundo domingo foi de 55,3% — 2,4 milhões de estudantes realizaram a prova neste domingo, segundo o Inep. Um recorde na história do exame e superando o primeiro dia. 

Para esta edição do Enem,  5,7 milhões de estudantes se inscreveram, mas apenas 2,8 milhões participaram do primeiro dia de prova, no domingo passado (17). O exame, realizado em meio a pandemia de coronavírus, teve índice de abstenção de 51,5%. O recorde até então havia sido em 2009, quando 37,7% dos inscritos não realizaram as provas.

Esse número exclui os candidatos do Amazonas e de duas cidades de Rondônia (Espigão d'Oeste e Rolim de Moura), que tiveram as provas adiadas devido à pandemia.

Enem cobrou 'arroz com feijão' dos candidatos, avaliam professores

Com relação ao número de abstenção, o presidente do Inep afirmou "que cabe ao Inep dar a oportunidade a todos fazerem o Enem, o número foi maior que o esperado, mas prefiro olhar o copo meio cheio, 2,4 milhões fizeram a prova e isso é uma vitória."

Ainda, de acordo com o presidente do Inep, mais de 13 mil estudantes já tiveram pedido aceito para fazer a reaplicação da prova devido a doença infectocontagiosa. Os demais estudantes devem acessar o sistema amanhã para fazer o pedido de reaplicação.

Alexandre Lopes destaca que na dúvida o estudante deve pedir a reaplicação do exame e o Inep vai decidir se vai deferir ou não.

Estudantes que não puderam fazer a prova devido a superlotação de salas, o que segundo dados preliminares do Inep ocorreu em 37 escolas, os estudantes podem refazer a reaplicação do exame nos dias 23 e 24 de fevereiro.

Delegado da Polícia Federal, Cléo Mazzotti, afirmou que o exame transcorreu da "melhor forma possível do ponto de vista da segurança."

Calendário

Os estudantes que optaram pelo Enem Digital deverão fazer as provas nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro. De acordo com o Inep, 96 mil candidatos inscritos deverão ir até o local de prova para responder as questões em um computador. A redação deverá ser entregue em papel.

Para os candidatos que tiveram algum problema de logística ou aquelas que tiveram covid-19 ou outra doença infectocontagiosa, as provas serão reaplicadas no dias 23 e 24 de fevereiro. Neste período, os estudantes do Amazonas também realizarão o exame, que foi adiado devido ao estado de calamidade pública decretado no estado.

O resultado das notas do Enem será divulgado no dia 29 de março.


R7


Postar um comentário

0 Comentários