Nutricionista diz que, sem exagero, é possível comer de tudo na virada do ano e dá dicas contra ressaca

 


Chegou o dia em que se tem mais uma festa de fim de ano. O Réveillon é também regado a bebidas, uma ceia repleta de comidas atraentes ao gosto do paraibano e vem o receio de ter uma má digestão ou da ressaca no primeiro dia do ano. Para ajudar os que querem comemorar sem prejuízos, o ClickPB conversou com o nutricionista Gabriel Baia, que deu dicas para que a “virada não vire” um problema.

Gabriel Baia defende a ideia de que “você pode comer tudo, só não coma tudo que tiver pela frente, saiba comer com moderação, com consciência. Coma aquela comida que você tanto gosta, dê prioridade àquelas que você só tem a oportunidade de comer nessa época, faça isso, aproveite mesmo, mas tenha moderação, evite exageros.”

Em relação à bebida alcoólica, o nutricionista também sugere que o “festeiro” aproveite. “Se gosta de beber, beba! Escolha a bebida que você mais gosta, comemore esse momento, mas faça isso com moderação, não passe dos seus limites.”

O lema é “sem culpa”. Segundo Gabriel relatou ao ClickPB, esse é um momento especial. “Não se sinta culpado, não se prive de momentos assim, esses momentos nos fazem bem, nada melhor do que comer e beber algo que gostamos, ainda mais em boa companhia.”

O nutricionista também alerta para a importância de beber água. “É importante estar bem hidratado, principalmente se for ingerir bebida alcoólica e/ou comer comidas mais pesadas, então durante o dia beba bastante água.

Gabriel conta que deve-se manter a alimentação normal durante o dia e, caso a pessoa pretenda aproveitar mais o cardápio da ceia, deve diminuir um pouco a ingestão apenas durante o dia. Ele também destaca que a atividade física pode ser mantida nesses dias 31 de dezembro e º de janeiro.

Pós festas

Após a virada cheia de sabores, a dica do Gabriel Baia é voltar à rotina de alimentação normal. “Nada de tentar fazer jejum, dietas restritivas, passar o dia tomando só suco, chá ou água, nada de laxantes nem diuréticos ou qualquer outro tipo de coisa fora do que você já faz no seu dia a dia. Procure ter uma alimentação equilibrada, escolha as frutas, verduras, procure optar por alimentos mais naturais e menos industrializados. Mantenha uma boa ingestão de água, se hidrate bastante, volte a sua prática de exercícios. O ano começou, se já tinha hábitos saudáveis, volte a praticá-los no primeiro dia do ano. Se não tinha, comece hoje mesmo. Lembre-se que os resultados aparecem a partir das atitudes que você tem durante todo o ano.”

Ressaca

Já para evitar a ressaca e não estragar o primeiro dia do ano, a dica do nutricionista é “beba sempre com moderação. Procure se alimentar bem antes de beber, não beba de estômago vazio. Mantenha uma boa ingestão de água antes e durante o momento em que estiver bebendo. No outro dia beba bastante líquido, água mineral, sucos da fruta, água de coco. Consumir frutas, verduras e legumes ajudam a recuperar o organismo.”

Com ClickPB

Postar um comentário

0 Comentários