Servidoras da Fundac beneficiadas com consulta médica e mamografia

 


A Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice de Almeida” (Fundac) encerra as atividades do Outubro Rosa, nas unidades socioeducativas do Estado, com a realização de exame de mamografia das suas servidoras, mediante indicação clínica. A ação foi resultante de parceria Fundac com a Secretaria de Estado da Saúde.

Segundo Waleska Ramalho, diretora técnica da Fundac, o projeto, que busca contribuir com a saúde das servidoras, é uma ação conjunta entre a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano, a Fundac e o Centro Especializado de Diagnóstico do Câncer do Estado da Paraíba e tem o objetivo promover o autocuidado tanto das servidoras da Fundac quanto da Sedh.

Janaína Madruga, coordenadora do eixo Saúde da Fundac, lembrou que a ação vem garantir a integralidade da assistência às servidoras, dentro da política de “Cuidando do Cuidador” da Fundação. “Nossa proposta, além de cuidar e manter o bem-estar e a saúde das servidoras, é buscar o rastreio precoce do câncer de mama através de avaliações médicas e do exame da mamografia”, acrescentou.

Para Roseane Soares da Nóbrega Machado, diretora geral do Centro Especializado de Diagnóstico do Câncer, a parceria com a Fundac trouxe a importância fundamental de oportunizar às mulheres o acesso à saúde mamária, por meio do rastreamento mamográfico, para detecção precoce do câncer de mama, além de ofertar consulta especializada com mastologista.

“Nos casos de exames de mamografia diagnosticada com lesão suspeita, a servidora será encaminhada imediatamente para biopsia, garantindo também o exame anatomopatológico”, acrescentou a diretora geral do Centro Especializado de Diagnóstico do Câncer.

“Dentro da programação do Outubro Rosa da Fundac, cada unidade socioeducativa e sede está contando com um dia dedicado para atendimento médico e de enfermagem das servidoras, onde está sendo feita a avaliação de saúde, anamnese, orientação sobre o autoexame, combate ao câncer de mama e encaminhamento para mamografia mediante avaliação dentro dos critérios do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde, como idade, histórico familiar, alterações ou suspeita clínica. Diante da necessidade do exame, a servidora já sai com encaminhamento e garantia de vaga regulada”, explicou Janaína Madruga.

“O apoio do Centro Especializado de Diagnóstico do Câncer do Estado da Paraíba reforça o compromisso em olhar para nossas servidoras e viabilizar o exame de mamografia para prevenção do câncer de mama. Também destaco as equipes de saúde da Fundac na realização das consultas e a parceria com o Centro para atender as mulheres. Nosso compromisso com a saúde de nossas servidoras é nossa motivação para fazer cada vez mais e fazer melhor”, agradeceu Waleska Ramalho.

Outubro Rosa – Campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero. Este ano, a campanha do Centro Especializado de Diagnóstico do Câncer do Estado da Paraíba teve como slogan “Não se distraia. Fique em dia com você”.


tanaárea


Postar um comentário

0 Comentários