Header Ads

Finados: PMCG divulga protocolos de prevenção à covid nos cemitérios

 


Prefeitura orienta uso de máscaras e vai disponibilizar lavatórios, banheiros químicos e álcool em gel

Os cemitérios de Campina Grande vão abrir no Dia de Finados, 02 de novembro, mas os visitantes precisarão obedecer e seguir os protocolos da Organização Mundial de Saúde (OMS), como também os da Secretaria Municipal de Saúde, mantendo o distanciamento social, uso de máscaras e evitar as aglomerações. Os que tiverem comorbidades devem evitar ir aos campos santos, bem como levar crianças.

“As pessoas devem passar pouco tempo dentro dos cemitérios. E as que têm comorbidades e crianças devem ficar em casa. A Sesuma vai disponibilizar álcool em gel e lavatórios móveis na entrada dos cemitérios e, em todos eles, colocará banheiros químicos. Pedimos ainda que todos respeitem o distanciamento mínimo, de um metro e meio de uma pessoa para outra, e façam uso da máscara”, disse Geraldo Nobre, secretário da Sesuma. Ele orienta que, quem puder, leve seu próprio recipiente com álcool em gel e com detergente para fazer sua higienização.

Todas as normas sanitárias deverão ser seguidas nos oito cemitérios públicos, que ficam no bairro do Monte Santo, Cruzeiro, Bodocongó, José Pinheiro, Vila Cabral de Santa Terezinha e nos Distritos de Galante, São José da Mata e Catolé de Boa Vista. O mesmo vale para os privados, como o Campo Santo Parque da Paz e o Araxá. “Todos eles devem seguir estas normas e protocolos”, disse Geraldo Nobre.

Há dois meses a Sesuma iniciou o trabalho de preparação e manutenção dos campos santos, desde a pintura, parte hidráulica e, principalmente, a elétrica, visto que a visitação poderá ser realizada até às 19h deste sábado até à segunda-feira.

“É possivelmente que o público visitante seja menor do que o ano passado, por conta da pandemia do novo coronavírus. Mas deveremos receber em torno de 20 mil pessoas só nos cemitérios públicos e mais 15 mil nos privados. Por isso, insistimos para a questão do tempo das visitas. Quanto menor o tempo, melhor, pois temos casos de pessoas que chegam pela manhã e só saem à noite. E, com a pandemia, isso não será permitido neste ano”, esclareceu Geraldo Nobre.

Cada cemitério da cidade tem um administrador e todos estão cientes das medidas que devem ser adotadas com todo rigor. “Esta flexibilização, determinada pelo prefeito Romero Rodrigues, de abrir os cemitérios para visita já no sábado, dia 31, e domingo, dia 01, tem a finalidade de evitar as aglomerações no Dia de Finados, na segunda-feira, 02”, explicou o titular da Sesuma.

 

Assessoria



Nenhum comentário