'É tempo de curar os EUA', diz Joe Biden em 1º discurso como eleito




Joe Biden fez o primeiro pronunciamento como 46º presidente eleito dos Estados Unidos. Com uma vitória no Estado da Pensilvânia, o político democrata chegou a 290 votos no Colégio Eleitoral e venceu a disputa, de acordo com as projeções da AP (Associated Press). O presidente Donald Trump, que disputava a reeleição, e o partido Republicano não reconheceram a vitória.

"Eu quero que o governo seja parecido com os Estados Unidos. Eu sei que todos vocês que votaram no Trump estão decepcionados, mas vamos dar um ao outro uma chance. Chegou a hora de deixar de lado a retórica difícil. Temos que parar de tratar os nossos oponentes como rivais. Somos todos norte-americanos. Esse é o tempo de curar os Estados Unidos", destacou. 

O democrata, que terá o desafio de unir um país dividido, optou por um discurso conciliador. "Prometo ser um presidente que não busca dividir, mas unificar. Alguém que não vê os estados vermelho e azul, mas sim Estados Unidos. E que trabalhará de todo o coração para conquistar a confiança de todo o povo."

Logo no início da fala, o eleito agradeceu pelos 74 milhões de votos que recebeu no pleito deste ano —recorde de votos já recebidos por um candidato na história das eleições norte-americanas. O anterior era do ex-presidente Barack Obama, de quem o político foi vice ao longo dos oito anos dos dois mandatos. 

"Eu preciso admitir que fui surpreendido hoje à noite ao ver em todo o país, todas as cidades, todas as partes do país, inclusive no mundo todo, uma explosão de alegria, de esperança e de fé renovada. E amanhã será um dia melhor", completou Biden.

Em relação à pandemia de covid-19, que já matou mais de 237 mil estadunidenses desde o início da crise sanitária, ele afirmou que o próximo governo americano vai pautar as ações na ciência. Segundo o democrata, já na segunda-feira (9), ele deve se com especialistas para discutir um plano de combate ao novo coronavírus. 

Por meio de nota oficial, logo após veículos de imprensa projetarem a vitória do democrata na disputa contra o atual presidente, o republicano Donald Trump, Biden agradeceu o apoio da população norte-americana. 

"Estou honrado e profundamente agradecido pela confiança que o povo americano depositou em mim e na vice-presidente eleita Kamala Harris. Diante de obstáculos sem precedentes, um número recorde de americanos votou. Provando mais uma vez que a democracia bate fundo no coração da América", disse. 


R7

Postar um comentário

0 Comentários