UFCG realiza consulta pública online para escolha do novo reitor



Encerrou-se na última sexta-feira, 23, o prazo para o registro de candidaturas para a consulta pública que poderá escolher o novo reitor da Universidade Federal de Campina Grande. Ao todo, três chapas foram homologadas: Vicemário e Camilo, John Kennedy e Marcos Vinicius e Antônio Fernandes e Maria Eduarda.

Após a votação, uma lista tríplice será enviada ao governo federal para que o presidente Jair Bolsonaro escolha o novo reitor da UFCG.

Estão aptas a votar ao menos 20 mil pessoas entre professores, corpo técnico e alunos da universidade. O pleito ocorrerá no dia 20 de novembro.

Para o presidente da Comissão Eleitoral, Killer Costa, a votação será tranquila e vai seguir todos os processos éticos, tendo em vista a tecnologia empregada no sistema de votação.

À Rádio Campina FM, ele destacou que o objetivo da eleição online, que é a novidade neste ano, é evitar aglomeração devido à pandemia do novo coronavírus, assim como fizeram as universidades Federal e Estadual da Paraíba.

Ele comentou os critérios para a escolha do próximo reitor.

– A universidade está presa à lei e existe um modelo de contagem dos votos proporcionais que especifica que o colégio eleitoral dos professores é de 70%, 15% dos técnicos administrativos e 15% dos discentes e, somando tudo, dará um valor proporcional, e quem tiver mais de 50% será eleito através da consulta pública, mas a escolha será do presidente da República, por meio de listra tríplice – disse.



paraibaonline

Postar um comentário

0 Comentários