Piora do quadro da covid-19 na Paraíba está ligada à aglomeração das campanhas eleitorais, dizem autoridades


 

havíamos alertado na semana passada a piora dos números de coronavírus na Paraíba. Neste domingo (18), o aumento dos casos no Estado foi destaque no Fantástico. De acordo com os dados do final de semana do Consórcio de Veículos de Imprensa, apenas dois estados brasileiros estão com alta de mortes causadas pela covid: Paraíba e Rio Grande do Norte. A média móvel de mortes aqui teve um aumento de 25%.

As autoridades sanitárias estão ligando a piora do quadro às aglomerações causadas pelos candidatos nas eleições deste ano. As suspeitas têm uma explicação: a elevação começou a ser registrada a partir deste mês, justamente duas semanas após o prazo final das convenções partidárias e o início da campanha de rua.

A situações mais grave passou a ser registrada no Sertão, onde 64% dos leitos chegaram ser ocupados na semana passada. Este índice sofreu melhora relativa no último relatório, divulgado neste domingo (18). O índice de ocupação no Sertão caiu para 59%. O patamar, todavia, ainda preocupa. A Região Metropolitana de João Pessoa tem ocupação de 42%. Em Campina Grande, o índice é de 33%.

O secretaria de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, apontou o reflexo disso na lotação das Unidades de Terapia Intensiva (ITIs) destinadas ao internamento das vítimas da Covid-19. Ele lembrou que na última sexta-feira (16) o Hospital de Clínicas de Campina Grande estava com 12 dos 15 leitos de UTI Adulto ocupados. Metade dos pacientes são de outras cidades.

Postar um comentário

0 Comentários